Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42770
Tipo: Resumo
Título: A percepção dos estudantes do Curso de Microbilogia Básica: a atividade docente alisada ao uso de recursos visuais para melhoria do ensino
Autor(es): Duarte, Deborah de Lima
Barroso, Fatima Daiana Dias
Farias, Maria Emília Pessoa
Giffony, Priscylla da Silva
Nobre Júnior, Hélio Vitoriano
Palavras-chave: Avanços da tecnologia;Preocupação com a qualidade do uso de recursos visuais
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: DUARTE, Deborah de Lima; et al. A percepção dos estudantes do Curso de Microbilogia Básica: a atividade docente alisada ao uso de recursos visuais para melhoria do ensino. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: Atualmente, apesar dos avanços da tecnologia e das metodologias de ensino aprendizagem, vêm–se discutindo questões acerca da preocupação com a qualidade do ensino superior, sendo essa uma problemática que alcança não somente a escala nacional, mas atinge contornos mundiais, devido sua complexidade e características próprias. Logo, o objetivo do presente trabalho, foi através da elaboração e aplicação de questionários, avaliar a importância e satisfação por parte dos discentes quanto ao uso de recursos visuais. A pesquisa teve como sujeitos 32 alunos, divididos em dois grupos de 16 alunos. O instrumento utilizado para avaliação foram dois questionários. Sendo o primeiro questionário (contendo três perguntas objetivas referentes à coloração de Gram) aplicado antes, após e uma semana depois da exibição do vídeo, e o segundo questionário para avaliar a satisfação dos dois grupos em estudo. De acordo com os resultados, nos dois grupos em estudo, observou-se que a utilização do vídeo aula foi incorporada no processo de ensino aprendizagem como uma ferramenta importante para a construção do conhecimento, com percentual antes, após e uma semana depois de 45,0%, 80,0% e 70,4% respectivamente. Com relação a avaliação de satisfação dos dois grupos em estudo, os resultados observados nas figuras 4 e 5 correspondentes as perguntas da tabela 1, os grupos (98,1%) se mostraram satisfeitos com a utilização do vídeo aula. Conclui–se que o uso de recursos visuais aliados a ferramentas tradicionais apresentou um bom desempenho no estudo realizado com dois grupos da disciplina de microbiologia básica e aplicada.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42770
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_dlduarte.pdf50,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.