Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42767
Title in Portuguese: O jogo no ensino médico, reflexões a partir de dinamica de grupo
Author: Silva, Debora de Almeida
Almeida, Cícera Geórgia Félix de
Medeiros, Maria Angelina da Silva
Amaral, Antonia Ionesia Araújo do
Medeiros, Francisco das Chagas
Keywords: Jogo
Ensino
Aprendizagem
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: SILVA, Debora de Almeida; et al. O jogo no ensino médico, reflexões a partir de dinamica de grupo. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Abstract in Portuguese: Jogos educativos e simulações são experiências vivenciais que os aprendizes se transportam para outro mundo. Lá, aplicam-se conhecimentos, habilidades e estratégias na execução de seu papel atribuído. Avaliamos a formação de equipes através de uma dinâmica de grupo com jogo de bolas, tendo um acolhimento como objetivo inicial e, em seguida, uma discussão reflexiva, para fazerem um paralelo entre o jogo e as atividades em equipe frequentemente encontradas no ofício de médico. METODOLOGIA. Relato de experiência, descritivo com abordagem qualitativa. Participaram 11 alunos de ambos os gêneros do Módulo Comunicação Clínica (8º semestre, Curso de Medicina), os quais discutiram a importância do jogo no entendimento de seus papeis em equipe e nas várias formas de atuação do médico. A coleta de dados aconteceu através da “dinâmica da bola”, a qual teve duração de 30min, seguida de discussão sobre a experiência vivenciada. Todo o processo foi gravado e, então, transcritos na íntegra. Os dados foram organizados pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Foram respeitados os aspectos éticos de pesquisa com seres humanos, estabelecidos pela Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. RESULTADOS. DSC 1 - Percepção de estudantes de Medicina sobre trabalho em grupo, DSC 2 - Percepção de estudantes de Medicina entre a dinâmica da bola e a vida DSC 3- Associação de estudantes de Medicina entre a dinâmica da bola e uma consulta médica. CONCLUSÃO. No DSC-1, concluiu-se a importância da vontade e do senso de responsabilidade para se trabalhar em grupo. No DSC-2, destacou-se que é essencial gerenciar a divisão do trabalho e valorizar o empenho individual em prol do trabalho global. E no DSC-3, conclui-se que a comunicação necessita de adequação verbal para ser transmitida de forma eficaz. O trabalho mostrou, portanto, que atividades lúdicas em adolescentes e adultos levam a um aprendizado eficaz e a uma reflexão profunda do profissionalismo médico.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42767
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_dasilva.pdf50,92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.