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dc.contributor.advisorRocha, Nara Maria Forte Diogo-
dc.contributor.authorFarias, Francisca Bruna Pereira-
dc.date.accessioned2019-06-17T13:32:35Z-
dc.date.available2019-06-17T13:32:35Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationFARIAS, F.B.P. (2018)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42729-
dc.descriptionFARIAS, F.B.P. Diz juventudes: a percepção da juventude moradora das periferias da cidade de sobral- ceará acerca das dimensões subjetivas da desigualdade social. 2018. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará - campus Sobral, Sobral, 2018.pt_BR
dc.description.abstractThe study aimed to analyze how Young people living in the periphery located in Sobral - Ceara experience and symbolize in their daily lives the subjective dimensions of social inequality. In this perspective, social inequality in Brazil is a complex phenomenon that constitutes itself as a mark of a society. Besides the objective dimension, connected to economic factors, it also has a subjective dimension that marks and constitutes the subjects manners and relations, adding sense and meaning. A specific cut in Brazil’s population was made to investigate the phenomenon, youths. The youth is a multiple and plural social category and Young people are active social beings that appropriate and interpret the contexts in wich they are inserted. The present study is a qualitative research that consists in analyzing the transcriptions of the material produced during the making of the documentary “Diz Juventudes”, made as an outreach of the Federal University of Ceara - Sobral psychology course. Given what was heard in the youth speeches during the interviews, the results were organized and discussed in five categories that describe how this public understands and lives the social inequality phenomenon. The categories emerged from the analysis of the material and were not previously decided. In Sobral, social inequality is understood by the youth through multiple aspects: infrastructure, segregation in public places and access to different goods and services. The study was an opportunity to these people to show who they are, beyond labels and stigmas, giving new meaning to these spaces and trying to understand their history and perception.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectDesigualdade socialpt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.titleDiz juventudes: a percepção da juventude moradora das periferias da cidade de Sobral- Ceará acerca das dimensões subjetivas da desigualdade social.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho teve como objetivo analisar como os jovens moradores de periferias localizadas na cidade de Sobral - Ceará vivenciam e significam em seu cotidiano as dimensões subjetivas da desigualdade Social. Nessa perspectiva entende-se que a desigualdade social no Brasil é um fenômeno complexo, que se constitui como uma marca da sociedade. Possui além de uma dimensão objetiva ligada a fatores econômicos, uma dimensão subjetiva que marca e constitui os modos e relações dos sujeitos, conferindo-lhes sentidos e significados. Para investigar esse fenômeno irá se trabalhar com um recorte específico da população brasileira, a juventude. Compreende-se que a juventude é uma categoria social múltipla e plural, e que os jovens são sujeitos socais ativos que se apropriam e interpretam os contextos que estão inseridos. O referido estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, que consiste em uma análise das transcrições de material produzido durante o documentário “Diz Juventudes”, realizado como atividade de extensão no curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, Campus Sobral. A partir do que foi ouvido nas falas dos jovens durante as entrevistas do documentário, organizou-se os resultados e discussões em cinco categorias que descrevem como esse público percebe e vivencia o fenômeno da desigualdade. Tais categorias emergiram a partir da análise do material, não estando previamente decididas. Em Sobral, a desigualdade social é percebida pelos jovens através de múltiplos aspectos: na infraestrura, na divisão dos locais públicos da cidade e no acesso diferente a bens e serviços. O trabalho foi uma oportunidade dessas juventudes mostrarem quem são, para além dos rótulos e estigmas, ressignificando esses espaços e buscando entender suas histórias e vivências.pt_BR
Aparece nas coleções:PSICOLOGIA - SOBRAL - TCC

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