Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42709
Tipo: Resumo
Título: Design-moda em diálogos - um projeto multidisciplinar
Autor(es): Barbosa, Camille de Oliveira
Gonçalves, Wemerson José de Oliveira
Marques, Cyntia Tavares
Palavras-chave: Design;Moda;Diálogos
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: BARBOSA, Camille de Oliveira; GONÇALVES, Wemerson José de Oliveira; MARQUES, Cyntia Tavares. Design-moda em diálogos - um projeto multidisciplinar. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: Em 2011, o curso Estilismo e Moda da Universidade Federal do Ceará passa a ser Design-Moda, adaptação necessária para atender as novas demandas do mercado. Por ser processo tão recente, é comum estudantes e profissionais não se sentirem inteiramente designers. Esse foi o problema central que motivou a criação do Design-Moda em Diálogos, que é essencial para o envolvimento e formação discente nesse novo campo. O principal objetivo do projeto é interligar estudantes às mais diversas áreas da Moda, Design, Artes, etc, fazendo-os descobrir novos caminhos. Como objetivo específico, o projeto esperava diminuir a evasão, envolvendo discentes do 1° ano em diálogos com saberes como a Comunicação, Sociologia, Cultura e Comportamento. Palestras, oficinas e debates são algumas das metodologias exploradas pelo projeto. Em sua atualização em 2016.1, uma nova proposta foi lançada em parceria com universidades internacionais. Professores e alunos, via internet, dialogam sobre cultura local, mercado, vida acadêmica e desafios. O maior objetivo é despertar o interesse pela criação a partir de um olhar para as metodologias estrangeiras, e também entender como o Design e a Moda atuam em diferentes localidades. Outra ação do projeto é o "Laboratório de Técnicas Artesanais", que reúne estudantes duas vezes por mês, aos sábados, para treinar práticas manuais, compartilhar experiências e discutir artesanato. O Design-Moda em Diálogos possui papel fundamental para o posicionamento do curso como formador de profissionais capazes de lidar com toda a competitividade do mercado atual, que exige cada vez mais um conhecimento multidisciplinar.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42709
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_cobarbosa.pdf49,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.