Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42702
Title in Portuguese: O caju: matéria prima da cajuína e importante fonte de renda de pequenas famílias agricultoras de Barreira/CE
Author: Aguiar, Rairam Fernandes de
Gonsaga, Israel Jaguaribe
Moreira, Jarlane Viana
Carneiro, Cintia Raianny
Oliveira, Lua Naama Custódio de
Moreira, Maria Lúcia de Sousa
Keywords: Agricultura
Cajucultura
FamiliarEconomia
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: AGUIAR, Rairam Fernandes de; et al. O caju: matéria prima da cajuína e importante fonte de renda de pequenas famílias agricultoras de Barreira/CE. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9).
Abstract in Portuguese: O caju, fruto proveniente do cajueiro é constituído por seu fruto, a castanha, e o seu pseudofruto, na qual este é usado para a produção da cajuína. As grandes plantações de caju que hoje são encontradas por uma considerável porção nordestina, são consequências das políticas de exportações adotadas pelos colonizadores no Brasil, ao perceberem a fácil adaptação da planta aos aspectos climáticos da região, como também o alto valor de mercado que a castanha conjuntamente com seu pseudofruto proporcionava. O caju é um fruto muito nutritivo, sendo uma extensa fonte de proteínas e minerais importantes para o organismo humano. No local visitado, situado na zona rural da cidade de Barreira no Ceará, tem-se o caju como a principal fonte de renda da propriedade de 12 hectares, assim como a diversas outras famílias que habitam naquela região. Existem muitos cajueiros de grande porte plantados na área, através deles é retirado o pseudofruto, que a partir dali é destinado à fabricação da polpa, do mel, como também da cajuína. A cajuína é basicamente uma bebida extraída a partir da polpa do caju, sendo fabricada de forma artesanal e não apresentando aditivos químicos em sua composição. De cor alaranjada, a cajuína surge a partir da caramelização dos açucares naturais desta fruta. Após a higienização do fruto, o mesmo é moído, para extração do seu suco natural. Um importante passo na produção é a adição da gelatina em pó que atua como separador do tanino existente no fruto. A mistura é coada em panos, ficando totalmente clarificada. O suco então é cozido em banho-maria para que ele seja caramelizado. O lucro da comercialização destes produtos é o suficiente para sobrevivência daquelas famílias por um ano inteiro. Ver-se o caju como um importante contribuinte para a economia local de Barreira e o sustento das famílias que ali habitam.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42702
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_rfaguiar.pdf49,81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.