Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42697
Title in Portuguese: Na rua contra a proibição: discussões sobre antiproibicionismo e drogas a partir de relatos de militantes
Author: Capaverde, Pedro Henrique
Sena, Nathália Silva
Costa, Aldemar Ferreira da
Cavalcante, Sarah Rabelo
Sampaio, Isabelle de Castro Rocha
Lima, Aluísio Ferreira de
Keywords: Antiproibicionismomovimentos sociais
Drogas
Movimentos sociais
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: CAPAVERDAE, Pedro Henrique et al. Na rua contra a proibição: discussões sobre antiproibicionismo e drogas a partir de relatos de militantes. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9).
Abstract in Portuguese: O presente estudo iniciou na disciplina Teorias e Práticas de Psicologia Social II, que propunha a apresentação de seminários articulando textos discutidos ao longo da disciplina e movimentos sociais de escolha dos estudantes, e objetiva explorar o conceito de "antiproibicionismo" a partir do olhar do movimento RUA. Para tanto, utilizamos além da pesquisa documental, o método entrevista em profundidade, a fim de minimizar as ambiguidades elaboradas entre os conceitos propostos pela academia, os conceitos normatizadores do discurso de senso comum e estes outros defendidos pelo movimento social. Foi considerado relevante e atual discutir sobre a política de drogas por ser, cada vez mais, denunciada a face cruel da “guerra às drogas”, a qual se mostra uma verdadeira guerra à juventude pobre, preta e periférica. Ao invés de serem propostas medidas conclusivas para reduzir os efeitos colaterais à saúde dos usuários e os impactos sociais e individuais das redes de tráfico, vemos o crescimento de um discurso moralizante, da ordem apenas do punitivo e do proibitivo, que não se mostra disposto a debater sobre as reais causas e os impactos do consumo de droga. A política de proibição e combate a qualquer custo às drogas tem se mostrado insustentável no Brasil e em outros países, visto que eles parecem ter resultado ainda mais, no fortalecimento das redes de tráfico, em grandes chacinas e no encarceramento exorbitante de jovens. Em meio ao crescente debate acerca das consequências da política de drogas e do retorno do movimento da luta antimanicomial, o movimento antiproibicionista ganha força e destaque por propor uma nova política de drogas que se compromete com os sujeitos. De que forma os discursos produzidos pela academia, pelo senso comum e pelo movimento social compreendem o conceito de "antiproibicionismo" e quais alternativas para solucionar os problemas sociais descritos em cada um desses discursos? Essas e outras questões serão discutidas nessa apresentação.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42697
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_phcapaverde.pdf49,55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.