Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42685
Tipo: Resumo
Título: A drenagem linfática e o hipotireoidismo - uma revisão integrativa
Autor(es): Freitas, Lucas Valentim de
Sousa, Manoela Moura de
Pinheiro, Fabiane Elpídio de Sá
Palavras-chave: Revisão da literatura;Hipotireoidismo;drenagem linfática
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: FREITAS, Lucas Valentim de; SOUSA, Manoela Moura de; PINHEIRO, Fabiane Elpídio de Sá. A drenagem linfática e o hipotireoidismo - uma revisão integrativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9).
Resumo: Introdução: O hipotireoidismo pode ser considerado uma doença comum na população com prevalência, em indivíduos acima dos 60 anos, sua prevalência atinge mais de 10% das mulheres e de 2 a 4% dos homens. A drenagem linfática manual (DLM) é uma técnica que visa melhorar a circulação linfática superficial, através de movimentos precisos, sutis, suaves, lentos e rítmicos, respeitando o percurso do sistema linfático superficial, visando a manutenção do equilíbrio hídrico no meio intersticial, além de ser encarregado de remover os dejetos do metabolismo celular. Objetivo: Realizar uma revisão integrativa sobre o impacto da drenagem linfática no hipotireoidismo. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo realizado por meio de levantamento bibliográfico, com foco em artigos que fossem contemplados com critério de inclusão e exclusão, dentro do tema do trabalho proposto. Considerações Finais: Sabe-se que a execução da técnica de drenagem linfática é um método eficaz, com a finalidade de ajudar o processo de drenagem dos líquidos intracelulares ou extracelulares extravasado, muito comum em quadros de edema, que acontece, por exemplo no hipotireoidismo. Com a redução do edema, há a descompressão dos nervos, aliviando a dor, melhora de ADM, consequentemente na melhora da função e qualidade de vida deste indivíduo. Torna-se, então essencial a produção de estudos a respeito do tema proposto.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42685
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_lvfreitas.pdf49,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.