Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42670
Tipo: Resumo
Título: A formação da cozinha brasileira através do livro Farinha, feijão e carne seca- um tripé culinário no Brasil Colonial de Paula Pinto e Silva.
Autor(es): Correa, Libia Amaral
Gondim Neto, Leopoldo
Palavras-chave: Gastronomia brasileira;Antropologia;Alimentação
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: CORREA, Libia Amaral; GONDIM NETO, Leopoldo. A formação da cozinha brasileira através do livro Farinha, feijão e carne seca - um tripé culinário no Brasil Colonial de Paula Pinto e Silva. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9).
Resumo: Este trabalho é fruto de pesquisa da disciplina de Cozinha Brasileira II e utilizou-se da revisão bibliográfica para tanto. O livro Feijão, Farinha e Carne Seca tem como ideia central o que ela chama de tripé culinário do Brasil Colônia: Farinha, feijão e carne seca. Esse seria o ponto central simbólico do sistema alimentar daquela época. A autora usa os relatos dos viajantes da época como Saint-Hilaire quanto ao modus vivendi daquela sociedade. Percebe-se que a formação do gosto brasileiro foi fortemente influenciado pelo modo de produção econômico de monocultura da cana de açúcar, que trouxe os elementos branco, negro e índio. Através de suas interrelações surge a cultura alimentar brasileira, com ritos, utensílios, modo de cozinhar e de servir próprios. A economia foi decisiva para o quê e como se comia.Com a lavoura de exportação, a de subsistência era relegada a segundo plano, basicamente milho e mandioca, do que se fazia farinha e comia-se aos punhados com a carne seca ou para engrossar o caldo ralo do feijão. Todavia, a cultura do açúcar influencia a doçaria brasileira, assentando um paladar extremamente doce ao nosso costume.A rapadura se torna o insumo do dia a dia. A cozinha dividia-se em duas, a de dentro das sinhás e a de fora, das negras e índias, da feitura dos doces comuns. Há influência da cultura portuguesa campesina, acostumada com criações e hortas, mesclando-se com os produtos ‘exóticos’ nativos e os temperos das africanas. Recomenda-se a leitura da obra para os que querem saber sobre história da alimentação brasileira.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42670
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_lacorrea.pdf49,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.