Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42664
Tipo: Resumo
Título: Impactos da bolsa de incentivo ao desporto na prática do basquete masculino da UFC
Autor(es): Felix, Jadsom de Queiroz
Souza, Wildner Lins de
Palavras-chave: basquete;bolsa;desenvolvimento
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: FELIX, Jadsom de Queiroz; SOUZA, Wildner Lins de. Impactos da bolsa de incentivo ao desporto na prática do basquete masculino da UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis 9).
Resumo: A equipe de Basquete masculino da Universidade Federal do Ceará (UFC) passa atualmente por um processo de renovação logo após uma geração que conquistou resultados expressivos no Desporto Universitário estadual, regional e nacional. Devido ao novo regulamento que limita a idade de participação para 25 anos, permitindo apenas dois atletas acima dessa idade, a necessidade de renovação passou a ser uma exigência, e não uma opção. Outro aspecto ainda mais desafiador foi o impacto da implantação das Cotas para instituições escolares públicas no ingresso à instituição. Em Fortaleza, o basquete de rendimento é realizado em escolas particulares, e quase não há equipes nas instituições públicas de ensino, o que dificultou a entrada de atletas na UFC, havendo necessidade de formação de atletas para a simples manutenção da equipe. Nesse aspecto, a bolsa amplia sua importância em relação à outras modalidades que tiveram aumento no ingresso de atletas, como o futebol. A remuneração oferece melhores condições ao aluno-atleta que prioriza a compatibilidade da formação acadêmica com o esporte em sua trajetória na UFC, mantendo uma remuneração capaz de subsidiar financeiramente o graduando em suas atividades desportivas e acadêmicas, com menor necessidade de buscar outras atividades remuneradas que poderiam inviabilizar sua frequência e perfomance na equipe. Atualmente a equipe se mantém em atividade com treinamentos semanais e participação em competições universitárias e competições aberta, mantendo cerca de 20 alunos-atletas em atividade.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42664
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_jqfelix.pdf48,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.