Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42651
Tipo: Resumo
Título: Benefícios da bolsa de incentivo ao desporto para o vôlei feminino da UFC
Autor(es): Castro, Indira de Menezes
Rocha, Jamylle
Pontes, Larissa
Alves, Priscila
Souza, Wildner Lins de
Palavras-chave: Benefícios;desporto;vôlei
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: CASTRO, Indira de Menezes; et al. Benefícios da bolsa de incentivo ao desporto para o vôlei feminino da UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis 9).
Resumo: A equipe de voleibol feminino da Universidade Federal do Ceará existe há alguns anos, porém, inicialmente as atividades esportivas não eram incentivadas e, por isso a equipe não era estruturada. Em 2010 foi aprovado o projeto Incentivo ao Desporto Universitário que proporcionou uma mudança na evolução da equipe. Esse projeto disponibilizou bolsas para alunos-atletas da universidade com o objetivo de que os mesmos tenham maior comprometimento com as atividades relacionadas com sua modalidade. Já no ano inicial de bolsa, a equipe obteve resultados significativos. Dentre algumas metas e objetivos da equipe atualmente estão: treinar regularmente durante o ano de 2016; aumentar o rendimento; buscar o aperfeiçoamento acadêmico; participar dos eventos de voleibol; melhorar o entrosamento; estar entre as primeiras colocações em campeonatos nacionais, ser campeã nos campeonatos universitários, bem como em torneios municipais e intermunicipais. De 2011 à 2016 a equipe obteve alguns resultados expressivos em diversos campeonatos. Nos dois últimos anos, não foram obtidos resultados tão significativos em campeonatos, uma vez que a equipe está passando por um momento de renovação. Em relação a aspectos da equipe, obtiveram-se resultados a partir de levantamento de dados: Evento Meta Resultado Treinos 100% 100% Entrosamento da equipe Excelente Bom Eventos 100% 70% Para alcançar os objetivos, a equipe treina 3 vezes por semana por duas horas em dias alternados de treinamentos técnicos e físicos, orientados a partir de testes realizados na UFC. Diante destes resultados conclui-se que houve melhoria na estruturação da equipe, proporcionando elevação de rendimento esportivo e acadêmico. Vale ressaltar que a entrega do Complexo Esportivo de qualidade e dentro dos padrões proporcionou uma melhoria significativa das condições de treinamento, mas a falta de alguns equipamentos e a estruturação da equipe técnica são fatores que prejudicam o alcance das metas de rendimento.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42651
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_imcastro.pdf50,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.