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Title in Portuguese: Avaliação de logobooks para melhoras aprendizagem no internato médico
Author: Silveira, Camila Maria de Araújo
Coelho, Raquel Autran
Ikeda, Milena Sayuri Saraiva
Freesz, Melina Masini
Medeiros, Francisco das Chagas
Keywords: Avaliação educacional
Competência profissional
Estudantes de medicina
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: SILVEIRA, Camila Maria de Araújo; et al. Avaliação de logobooks para melhoras aprendizagem no internato médico. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Abstract in Portuguese: INTRODUÇÃO: O uso de logbook permite que estudantes documentem suas experiências clínicas durante determinado período de tempo, proporcionando dados quantificáveis. Essa ferramenta permite avaliar não apenas o desempenho do aluno, mas também se necessidades curriculares estão sendo supridas. OBJETIVOS: Avaliar o desempenho acadêmico e os objetivos de aprendizagem de estágio Internato em Ginecologia e Obstetrícia (GO) por meio da quantificação de procedimentos realizados. MÉTODOS: Alunos do internato em GO fizeram registros pessoais de seu desempenho durante o estágio de quatro meses de duração, descrevendo: número de admissões em enfermaria, exames ginecológicos e obstétricos realizados, partos e cirurgias em geral assistidos. Uma planilha foi entregue no começo do estágio, sendo devidamente discutida sua forma de preenchimento, com orientação para entregar ao final do período. RESULTADOS: 49 estudantes dentre 68 preencheram seus respectivos logbooks no prazo solicitado. Apresentaram uma média de 13,3 admissões em enfermaria por estagiário, com realização de anamnese e exame físico. Verificou-se 13,3 exames ginecológicos e 39,6 exames obstétricos, observando-se maior exposição a exames físicos obstétricos em comparação aos ginecológicos, provavelmente por tratar-se de Maternidade Escola de referência no estado e pela maior praticidade das primeiras exposições. Observou-se 5,5 assistências prestadas ao parto por aluno, variando de 5 a 18. O instrumento foi revisto visando maior clareza nas informações solicitadas. CONCLUSÕES: A avaliação dos registros quantitativos mostrou variação ampla entre os estagiários, gerando a necessidade de estratégias motivadoras, como preenchimento online e devolução mensal em vez de ao final do estágio. Os resultados serão comparados com a performance clínica dos estudantes na próxima rotação de alunos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42592
metadata.dc.type: Resumo
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