Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4259
Title in Portuguese: Observações sobre a origem e desenvolvimento da massa espermatofórica de Panulirus laevicauda (Latr.)
Author: Alves, Maria Ivone Mota
Tome, Geraldo de Sousa
Keywords: Lagosta
Issue Date: 1966
Publisher: Arquivos de Ciências do Mar
Citation: ALVES, M. I.M.; TOME, G. de S.(1966)
Abstract in Portuguese: Notas Na literatura científica encontramos referências sobre a massa espermatofórica do gênero Panulirus Gray, embora muitas delas não mencionem a sua origem e desenvolvimento. Não conhecemos qualquer observação referente à massa espermatofórica da espécie Panulirus laevicauda (Latr.). O presente estudo é uma contribuição para o conhecimento do mecanismo de formação, desenvolvimento e eliminação da massa espermatofórica desta espécie. O material em que se fundamenta este estudo constou de 28 machos e 12 fêmeas, tendo sido capturado em frente ao município de Fortaleza (Ceará - Brasil). Todos os machos se apresentavam em plena maturidade sexual e as fêmeas carregavam suas vesículas seminais presas ao esterno. De cada indivíduo tomamos o comprimento total e, a seguir, fizemos a retirada das gônadas, nos machos, e das vesículas seminais, nas fêmeas. Para o exame das estruturas histológicas, o sistema reprodutor dos machos foi dividido em testículo anterior, testículo médio, testículo posterior, porção proximal do canal deferente e porção distai do canal deferente, usando-se a mesma divisão feita por Matthews (1951) para Panulirus penicillatus (Oliver). Pequenas porções destas regiões foram colocadas nos fixadores. Na fixação dos testículos usamos o líquido de Bouin-picro-formol e, pelo fato da porção enlarguecida do canal deferente se tomar extremamente dura, utilizamos para esta região o fixador de Petrunkevitch, que impede o endurecimento da estrutura do canal deferente. Este mesmo fixador foi usado para as vesículas seminais, sendo obtidas excelentes preparações.
Description: ALVES, Maria Ivone Mota; TOME, Geraldo de Sousa. Observações sobre a origem e desenvolvimento da massa espermatofórica de Panulirus laevicauda (Latr.) Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 06, n.1, p. 99-102, jun. 1966.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4259
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Appears in Collections:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1966_art_mimalvess.pdf906,89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.