Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42571
Tipo: Resumo
Título: Aprendizagem cooperativa e o ensino superior: o cenário de pesquisa dos últimos 16 anos
Autor(es): Medeiros, Juliane Alencar de
Silva, Dávila Moreira Lopes
Bastos, Gabriela Gomes
Bustamante Junior, Juan de Dios
Palavras-chave: Análise Bibliometrica;Educação Superior;Cooperação
Data do documento: 2016
Citação: MEDEIROS, Juliane Alencar de et al. Aprendizagem cooperativa e o ensino superior: o cenário de pesquisa dos últimos 16 anos. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
Resumo: A aplicação da aprendizagem cooperativa no ensino superior tem aumentado substancialmente nos últimos anos, tendo o ensino superior uma postura majoritariamente individualista e sendo esta uma característica, muitas vezes, danosa ao convívio social atual, os métodos de aprendizagem cooperativa são importantes não só na facilitação do processo ensino-aprendizagem, mas também na formação profissional, preparando indivíduos mais aptos para trabalhar em equipe e mais comprometidos com os valores sociais e os princípios da solidariedade. Percebe-se, dessa maneira, a importância da aplicação dessa metodologia com a finalidade de se diminuir esta postura individualista que está presente no ensino superior. Tendo em vista este panorama, o presente trabalho realizou uma análise bibliométrica da aprendizagem cooperativa no ensino superior, a fim de melhor perceber como se deu a evolução da pesquisa científica neste tema nos últimos dezesseis anos, por meio da utilização do banco de dados do Web of Science e do por meio do mapeamento proporcionado pelo uso de um software denominado VOSviewer. Desta maneira foi possível perceber um aumento significativo nas publicações de temas que são vinculados com a aprendizagem cooperativa no ensino superior ao longo dos anos, além de se notar uma distribuição considerável deste tema ao redor do mundo, colocando-o como uma tendência de pesquisa muito forte em países como a Espanha. Podendo-se concluir que o estudo da aprendizagem cooperativa tem se tornado um tema acessível e cada vem mais explorado no meio acadêmico.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42571
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_jamedeiros.pdf48,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.