Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42543
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Francisco Alisson Pereira da-
dc.contributor.authorAragão, Jessica Paula-
dc.contributor.authorPaiva, Paulo Vitor Vilela-
dc.contributor.authorBustamante Junior, Juan de Dios-
dc.date.accessioned2019-06-07T17:07:45Z-
dc.date.available2019-06-07T17:07:45Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, Francisco Alisson Pereira da; et al. Aprendizagem cooperativa e acessibilidade: o impacto das atividades com a temática da língua brasileira de sinais no programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42543-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.titleAprendizagem cooperativa e acessibilidade: o impacto das atividades com a temática da língua brasileira de sinais no programa de aprendizagem cooperativa em células estudantispt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis - PACCE, as atividades coletivas representam o pilar Interação face a face. No inicio do ano de 2016 foi criado o Projeto Acessibilidade, que atua como apoio e complemento para as atividades semanais propostas pela comissão de interação. Através de Dinâmicas de Grupo, Oficinas, Vivências e Jogos, o projeto visa trabalhar com foco na temática da acessibilidade. Teremos aqui o foco nas interações voltadas para a temática da Língua Brasileira de Sinais - Libras, que se caracterizam por garantir a conscientização dos bolsistas participantes sobre a Libras, Cultura e Identidade Surda. Com isso o objetivo deste artigo é identificar a importância das atividades de interação com a temática da Libras que foram realizadas durante o ano de 2016, verificando de que forma essas atividades contribuíram na vida de seus envolvidos, que são os bolsistas do programa como um todo. Em um primeiro momento, realizamos a pesquisa bibliográfica focada em autores que abordam os seguintes temas: Aprendizagem Cooperativa, Interação, Acessibilidade e Libras. Em um segundo momento, desenvolvemos e aplicamos um questionário com perguntas objetivas e subjetivas para os participantes envolvidos nas interações com a temática da Libras, alem de entrevista com o diretor do programa e um breve relato de experiência dos facilitadores das atividades. Identificamos que a participação nessas atividades se mostra de forma efetiva na mudança para uma consciência positiva dos participantes, que em sua maioria são leigos sobre o tema. Outro ponto positivo que constatamos é que através dessas atividades os facilitadores podem por em prática o conhecimento teórico aliado à metodologia da aprendizagem cooperativa. Acreditamos que as atividades com foco na Libras estão ajudando a comunidade acadêmica a enfrentar o preconceito e incentivam as mudanças de atitude, tornando o PACCE um agente atitudinal da inclusão e da acessibilidade.pt_BR
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_fapsilva.pdf48,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.