Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42446
Tipo: | TCC |
Título: | Interdisciplinaridade na formação dos professores do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará |
Autor(es): | Barreto, Matheus Alves |
Orientador: | Nunes, Jefferson Veras |
Palavras-chave: | Biblioteconomia;Biblioteconomia da UFC;Interdisciplinaridade na Biblioteconomia |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | BARRETO, Matheus Alves. Interdisciplinaridade na formação dos professores do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará. 2018. 87f.- Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2018. |
Resumo: | Apresenta uma investigação sobre contribuições na formação acadêmica interdisciplinar de professores da Biblioteconomia. O objetivo é mostrar quais as contribuições vindas da formação interdisciplinar dos professores para o curso de Biblioteconomia, de acordo com as percepções deles. Para isso, há seções com o intuito de evidenciar o desenvolvimento histórico do curso no Brasil, perpassando pelo começo da Biblioteconomia brasileira com a vertente humanística e técnica, do Rio de Janeiro e de São Paulo, respectivamente, e chegando a Universidade Federal do Ceará, onde se encontram os sujeitos da pesquisa. Outro assunto das seções é a interdisciplinaridade, característica acentuada nas ciências a partir da explosão informacional do século XX, que anda próxima de outros conceitos como a multidisciplinaridade, e se faz tão necessária para o avanço da Biblioteconomia atual. A coleta de dados ocorre através da análise do site do curso e da entrevista guiada de 11 professores do Departamento de Ciência da Informação, onde se estabelece, para análise das respostas deles, três categorias com base nas falas sobre: a formação dos docentes, a interdisciplinaridade de um modo geral para a Biblioteconomia e as contribuições dessa característica em prol da área. Os resultados indicam que os docentes percebem as colaborações da sua formação interdisciplinar e essas contribuições surgem a fim de ajudar o trabalho do bibliotecário com a tecnologia e recuperação da informação, com o entendimento do seu papel social, nas atividades feitas em instituições especializadas e se o profissional optar por seguir carreira na docência, sendo que esse auxílio para o curso pode vir de áreas, como a Comunicação, a Informática, a Sociologia, a Educação, a Química e o Direito. Conclui-se que a pesquisa ajuda na compreensão da importância da interdisciplinaridade para a Biblioteconomia, fortalecendo essa característica que ainda necessita estar mais presente no curso, ajudando assim o bibliotecário a se adaptar as mudanças ocorridas na sociedade, não se tornando um profissional desmotivado e obsoleto. |
Abstract: | It presents an investigation about the contributions in the interdisciplinary academic formation of professors of Librarianship. The objective is to show the contributions coming from the interdisciplinary training of teachers for the Librarianship course, according to their perceptions. In order to do so, there are sections with the purpose of demonstrating the historical development of the course in Brazil, passing through the beginning of the Brazilian Librarianship with the humanistic and technical aspects of Rio de Janeiro and São Paulo, respectively, and arriving at the Federal University of Ceará, where the subjects of the research are. Another subject of the sections is interdisciplinarity, an accentuated feature in the sciences from the information explosion of the twentieth century, which is close to other concepts such as multidisciplinarity, and is so necessary for the advancement of current librarianship. Data collection is carried out through the analysis of the course’s website and the guided interview of 11 professors from the Department of Information Science, which establishes for the analysis of their answers, three categories based on their replies regarding: teacher training, interdisciplinarity in general for Librarianship and the contributions of this characteristic in favor of the area. The results indicate that the teachers perceive the collaborations of their interdisciplinary formation and these contributions appear in order to help the librarian's work with the technology and information retrieval, with the understanding of their social role, in the activities done in specialized institutions and if the professional approach to pursue a career in teaching, and this aid for the course may come from areas such as Communication, Computer Science, Sociology, Education, Chemistry and Law. It is concluded that the research helps in the understanding of the importance of interdisciplinarity for Librarianship, strengthening this characteristic that still needs to be more present in the course, thus helping the librarian to adapt the changes occurred in society, not becoming a unmotivated and obsolete professional. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42446 |
Aparece nas coleções: | BIBLIOTECONOMIA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_mabarreto.pdf | 678,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.