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Tipo: TCC
Título: Estudo do padrão de volume veicular de motocicletas em Fortaleza.
Título em inglês: Study of the standard of vehicle volume of motorcycles in Fortaleza
Autor(es): Oliveira, Flavia Karoline Lima De
Orientador: Cunto, Flávio José Craveiro
Palavras-chave: Volume veicular
Data do documento: 2018
Citação: OLIVEIRA, Flavia Karoline Lima de. Estudo do padrão de volume veicular de motocicletas em Fortaleza. 2018. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: O estudo de transportes se torna imprescindível ao se tratar das grandes cidades, entre elas a cidade de Fortaleza que possui uma considerável frota de veículos. Dentro do contexto da engenharia de trânsito, a operação do sistema de transportes se faz necessária para que se mantenha a segurança e se garanta a mobilidade dos veículos. Dentre os diferentes tipos de veículos observados na cidade destaca-se a locomoção por motocicletas, devido sua abundante presença na capital e, principalmente, pelos índices alarmantes de acidentes envolvendo estas. Sendo notória a relevância das motocicletas na cidade de Fortaleza, o primeiro passo para um estudo mais aprofundado destas é a análise de padrões de volume veicular. Utilizando dados obtidos pelas empresas Trana e Fotosensores, com seus equipamentos RS CONTROL e SMDT, foram obtidos os dados de passagem de veículos no ano de 2016 para os locais selecionados. Esses dados foram filtrados para a obtenção de um banco de dados que representasse a passagem de motocicletas em agregações temporais de 15 minutos. Utilizando dados de trabalhos anteriores, foi possível obter a precisão de coleta de 10 equipamentos, selecionando 5 locais passíveis de correção. Para cada um dos 5 locais foram analisados os comportamentos médios do volume de tráfego em relação a variações diárias, semanais e mensais, sendo observados alguns pontos relevantes, como a diminuição do tráfego de motocicletas em meses de chuva (janeiro, fevereiro, março e abril) e nos finais de semana (sábado e domingo). Para a variação horária é notável também o horário de pico observado entre 06:00 às 08:00 e 16:00 às 18:00. A proporção de motocicletas no fluxo, apresentada em forma de gráfico, demonstra uma taxa média de aproximadamente 30%, sendo dificilmente ultrapassada a marca de 50%. Os fatores de expansão obtidos apresentaram variações em decorrência do local analisado, porém, alguns horários, dias ou meses específicos apresentaram uma similaridade relevante, sendo os maiores influenciadores para essa mudança, as especificações da via, tais como o uso que esta possui e seu sentido.
Abstract: The study of transport becomes essential when dealing with large cities, among them the city of Fortaleza that has a considerable fleet of vehicles. Within the context of traffic engineering, the operation of the transport system is necessary to maintain safety and ensure the mobility of vehicles. Among the different types of vehicles that are observed in the city, it is worth noting the locomotion by motorcycles, due to its abundant presence in the capital and mainly by the alarming rates of accidents involving them. Being notorious the relevance of motorcycles in the city of Fortaleza, the first step to a more in-depth study of these is the analysis of vehicular volume patterns. Using data obtained by the companies Trana and Fotosensores, with their equipment RS CONTROL and SMDT, respectively, the data of vehicle passage in the year 2016 were obtained for the selected sites, these data were filtered to obtain a database that divided the passage of motorcycles in temporal aggregations of 15 minutes. Using previous works, it was possible to obtain the accuracy of equipment collection, selecting 5 possible correction sites. For each of the 5 sites, the average traffic behavior was analyzed in relation to daily, weekly and monthly variations. Some relevant points were obtained, such as: the decrease in motorcycle traffic in rainy months (January, February, March and April) and on weekends (Saturday and Sunday). For the hourly variation is also noticeable the peak hours observed between 06:00 to 08:00 and 16:00 to 18:00. The proportion of motorcycles in the flow, presented in graph form, shows an average rate of approximately 30%, hardly exceeding the 50% mark. The expansion factors obtained presented variations as a result of the analyzed site, although some specific times, days or months presented a relevant similarity, being the major influencers for this change the route specifications, such as the use that it has and its meaning.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42418
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