Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42412
Tipo: TCC
Título: A análise dos elementos da psicoterapia nas ações de biblioterapia: uma revisão integrativa dos artigos indexados na Brapci entre os anos de 1972 e 2017
Autor(es): Mesquita, Hivana Evelly Serpa de
Orientador: Pinto, Virgínia Bentes
Palavras-chave: Biblioterapia;Elementos da psicoterapia;Biblioterapia – atividades práticas
Data do documento: 2018
Citação: MESQUITA, Hivana Evelly Serpa de. A análise dos elementos da psicoterapia nas ações de biblioterapia: uma revisão integrativa dos artigos indexados na Brapci entre os anos de 1972 e 2017. 2018. 61f.- Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2018.
Resumo: Aborda a biblioterapia como alternativa de tratamento terapêutico, destacando os campos de atuação, a relação direta com o bibliotecário, o aspecto histórico desse domínio da Biblioteconomia. Apresenta a compilação de dados das aplicações publicadas entre século XX e XXI, observando a fundamentação teórica dos elementos da psicoterapia por meio da análise de artigos científicos que possuem as ações biblioterapêuticas como tema central de estudo. Tem o objetivo geral de analisar a existência de embasamento teórico dos elementos da psicoterapia nos estudos que contemplam as ações de biblioterapia implantadas entre 1972 e 2017 e publicados na Base de dados de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI). Os objetivos específicos são: investigar os estudos científicos sobre biblioterapia indexados na BRAPCI; verificar as formas de aplicação da biblioterapia entre os anos de 1972 e 2017; identificar a formação profissional dos autores que implementaram projetos e ações biblioterapêuticas e verificar a presença dos elementos da psicoterapia nas pesquisas sobre biblioterapia. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória e bibliográfica, adotando-se a Revisão Bibliográfica Integrativa (RBI). O corpus da pesquisa reuniu 17 artigos publicados na BRAPCI, estabelecendo-se cinco categorias, de análises e interpretadas com subsídio nos conceitos e técnicas de implantação da biblioterapia. Na realização do estudo houve encaixe de publicação repetida, tendo em vista a natureza e quantidade de projetos abordados. Conclui-se que as ações de biblioterapia ainda não contemplam, em sua plenitude, os componentes psicoterapêuticos, fato que pode estar relacionado à baixa quantidade de bibliotecários com formação ou especialização em psicoterapia ou em psicologia.
Resumen: Aborda la biblioterapia como alternativa de tratamiento terapéutico, destacando los campos de actuación, la relación directa con el bibliotecario, el aspecto histórico de ese dominio de la Biblioteconomía. Se presenta la compilación de datos de las aplicaciones publicadas entre el siglo XX y XXI, observando la fundamentación teórica de los elementos de la psicoterapia por medio del análisis de artículos científicos que poseen las acciones biblioterapéuticas como tema central de estudio. Tiene el objetivo general de analizar la existencia de embasamiento teórico de los elementos de la psicoterapia en los estudios que contemplan las acciones de biblioterapia implantadas entre 1972 y 2017 y publicados en la Base de datos de Periódicos en Ciencia de la Información (BRAPCI). Los objetivos específicos son: investigar los estudios científicos sobre biblioterapia indexados en la BRAPCI; verificar las formas de aplicación de la biblioterapia entre los años 1972 y 2017; identificar la formación profesional de los autores que implementaron proyectos y acciones biblioterapéuticas y verificar la presencia de los elementos de la psicoterapia en las investigaciones sobre biblioterapia. La metodología utilizada fue la investigación exploratoria y bibliográfica, adoptando la Revisión Bibliográfica Integrativa (RBI). El corpus de la investigación reunió 17 artículos publicados en la BRAPCI, estableciéndose cinco categorías, de análisis e interpretadas con subsidio en los conceptos y técnicas de implantación de la biblioterapia. En la realización del estudio hubo encaje de publicación repetida, teniendo en vista la naturaleza y cantidad de proyectos abordados. Se concluye que las acciones de biblioterapia aún no contemplan en su plenitud los componentes psicoterapéuticos, hecho que puede estar relacionado a la baja cantidad de bibliotecarios con formación o especialización en psicoterapia o en psicología.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42412
Aparece nas coleções:BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_hesmesquita.pdf658,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.