Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42377
Title in Portuguese: A contribuição do trabalho da monitoria de graduação para o conhecimento da universidade por parte do corpo discente ingressante no curso de graduação em ciências contábeis
Author: Pacheco, Bianca dos Santos
Santos, Marcela Quitara Pereira Silva dos
Medeiros, Mariana de Vasconcelos
Moreira, Jeanne Marguerite Molina
Keywords: Conhecimento
Evasão
Graduação
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: PACHECO, Bianca dos Santos et al. A contribuição do trabalho da monitoria de graduação para o conhecimento da universidade por parte do corpo discente ingressante no curso de graduação em ciências contábeis. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Abstract in Portuguese: O presente Projeto de Graduação tem por objetivo reduzir a evasão dos alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis da FEAAC/UFC através de atividades que facilitem a sua adaptação e adequação ao ambiente acadêmico, principalmente nos dois primeiros semestres. Os trabalhos realizados pelas monitoras orientam os estudantes em seu processo de formação, mostrando aos discentes as oportunidades oferecidas pela universidade, como bolsas de pesquisa e extensão, iniciação a docência e iniciação acadêmica. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, descritiva e explicativa. Quanto aos meios, a pesquisa classificou-se como pesquisa de campo e bibliográfica, sendo aplicado questionários para obtenção de dados nas turmas de Introdução à Contabilidade e Contabilidade Básica, nos turnos diurno e noturno, totalizando 89 questionários respondidos. Os resultados encontrados dos respondentes mostrou que 93% afirmaram estar gostando do curso. Outra informação importante é que 95,6% dos estudantes não trancariam o curso, enquanto 4,4% pensam em trancar para fazer outro curso. Questionados quanto aos motivos que os fariam evadir-se do curso, o mais frequente foi por problemas familiares ou de saúde sendo marcado este quesito por 52% dos alunos, seguido por oportunidade de emprego em outras localidades. Através das análises dos questionários concluiu-se que os alunos ingressantes tem interesse em continuar no curso, e que atualmente poderiam desistir principalmente por conta de fatores externos, que já foram mencionados anteriormente, que não tem necessariamente relação com a qualidade do curso. Observou-se que 83% dos respondentes afirmaram ter interesse em participar de projetos na UFC. Buscam informações sobre o curso de Ciências Contábeis com outros alunos e nas redes sociais, e sobre a área contábil em sites na internet. A maioria dos discentes afirma não sentirem dificuldade em assimilar o conteúdo ministrado e 56,1% se consideram pensativos durante as aulas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42377
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_bspacheco.pdf50,04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.