Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42371
Title in Portuguese: História de vida: uma breve comparação entre a metodologia utilizada no projeto criança feliz e na aprendizagem cooperativa
Author: Santana, Deivid Mota
Góes, Vanessa de Sousa de
Barros, Davy Nabuco
Feitosa, Adriana Madja dos Santos
Keywords: Terapia Comunitária
História de Vida
Aprendizagem Cooperativa
Issue Date: 2016
Citation: SANTANA, Deivid Mota et al. História de vida: uma breve comparação entre a metodologia utilizada no projeto criança feliz e na aprendizagem cooperativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
Abstract in Portuguese: Neste artigo, buscou-se comparar o processo de utilização das Oficinas de História de Vida em dois ambientes distintos: na organização não governamental, Projeto Criança Feliz, na qual um grupo de mulheres reúne-se a fim de trocar experiências de vida e na Universidade Federal do Ceará, onde uma turma de estudantes, praticantes da Aprendizagem Cooperativa, desenvolve uma roda de conversa sobre Histórias de Vida no modelo do Programa de Aprendizagem Estudantil em Células Estudantis. O estudo partiu, sobretudo, dos conceitos dos pilares que envolvem a interação face a face e o processamento de grupo (JOHNSON; JOHNSON, 1994), com o intuito de discutir o funcionamento da metodologia da Aprendizagem Cooperativa nesses dois ambientes distintos. A pesquisa, também, utilizou como base os pressupostos teóricos dos estudos realizados por pensadores e críticos modernos, entre os quais se destaca o trabalho da filósofa política Arendt (2002), que defende o ideal de pluralidade dos homens. Para essa autora, são necessários lugares de diálogos nos quais cada um pode participar, de forma que os indivíduos se sintam pertencentes a um determinado grupo e, assim, estes mantenham vínculos sociais e valorizem suas vidas, entre outros. Para realização desse projeto, foram realizadas entrevistas, em formato de questionário semi-aberto, nos dois grupos, visando reconhecer por meio das respostas obtidas e da comparação dos dados colhidos as mudanças e melhorias que foram identificadas a partir da aplicação dos conceitos e das atividades da aprendizagem cooperativa. Com isto, espera-se comparar o seu uso, nessas duas instituições, a fim de orientar sua aplicabilidade em diferentes grupos. Cabe, por fim, ressaltar que o projeto em questão está em andamento, e que seus resultados serão apresentados em publicação posterior.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42371
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_dmsantana.pdf50,14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.