Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42367
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | Capacidades silentes: identificação educacional de altas habilidades em alunos com surdez |
Autor(es): | Fernandes, Tereza Liduina Grigório Moura, Lucimeire Alves Soares, Edson Silva Viana, Tania Vicente |
Palavras-chave: | Habilidades;Superdotação;Literatura especializada |
Data do documento: | 2014 |
Instituição/Editor/Publicador: | Edições UFC |
Citação: | FERNANDES, Tereza Liduina Grigório; MOURA, Lucimeire Alves; SOARES, Edson Silva; VIANA Tania Vicente. Capacidades silentes: identificação educacional de altas habilidades em alunos com surdez. In: LEITÃO, Vanda Magalhães; VIANA, Tania Vicente (orgs.). Acessibilidade na UFC: tessituras possíveis. Edições UFC, Fortaleza, 2014. p. 193-212 |
Resumo: | No decorrer da história, a educação de crianças com altas habilidades ou superdotação sempre foi motivo de discussão em culturas de diferentes povos. A literatura especializada faz breve referência ao interesse por crianças com capacidades notáveis em períodos históricos remotos, aludindo inclusive à necessidade de segregá-las para conferir-lhes assistência educacional apropriada. Na concepção de Alencar (1986), Confúcio foi um dos primeiros filósofos a interceder pela identificação e atendimento dessas crianças, que costumavam ser encaminhadas à Corte para aprimorar suas capacidades literárias. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42367 |
ISBN: | 978 85 7282 611 2 |
Aparece nas coleções: | SA - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_capliv_tlgfernandes.pdf | 240,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.