Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42339
Title in Portuguese: Políticas culturais e a legitimação de um discurso: o Modelo Cearense de Patrimonialização da Cultura (1966-1980)
Author: Oliveira, Israel Carvalho de
Keywords: História
Período Vargas
Administração Pública
Issue Date: 2013
Publisher: ANPUH
Citation: OLIVEIRA, Israel Carvalho de. Políticas culturais e a legitimação de um discurso: o Modelo Cearense de Patrimonialização da Cultura (1966-1980). In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 27., 22-26 jun. 2013, Natal (RN). Anais... Natal (RN): ANPUH, 2013. Tema: Conhecimento histórico e diálogo social.
Abstract in Portuguese: É sabido por nós que desde o primeiro governo de Vargas, as políticas culturais ganharam status de ferramenta de execução do poder público. Ficaram claras as possibilidades de construção de idéias de nação e unidade, além do peso de legitimação dado às diferentes políticas do estado quando este conta com a participação de setores da sociedade envolvidos com questões culturais. Certo é que o estudo da política cultural tem grande importância na análise do cotidiano político e social ao longo do século XX, na forma como se institucionalizam as invenções de tradições através dos órgãos competentes, criados inicialmente no primeiro governo Vargas e caracterizados pela presença massiva de intelectuais, principalmente os que estavam ligados ao modernismo. Antonio Gilberto Nogueira relaciona a ascensão das políticas culturais durante o Estado Novo a uma necessidade de autoconhecimento que aflige o país após a perda do referencial de desenvolvimento europeu nas primeiras décadas do novecentos. O país do futuro passa a requerer uma reflexão urgente sobre sua realidade e sua nacionalidade (NOGUEIRA, 2005 : 182). Os intelectuais que atuaram nessa empreitada vêm também requerer o fim da divisão entre o “país político” e o “país real” construída nos anos da primeira república. E este intuito só seria alcançado criando instituições que representassem a “realidade nacional” como o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN). (PÉCAUT, 1990 : 42) . [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42339
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISBN: 978 85 98711 11 9
Appears in Collections:PPGH - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_eve_icoliveira.pdf112,7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.