Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42331
Title in Portuguese: Avaliação pedagógica do ensino e aprendizagem de BIM na percepção discente e de mercado aplicado à geometria de processos construtivos
Title: Pedagogical evaluation of the teaching and learning of bim in the discerning and market perception applied to the geometry Of constructive processes
Author: Albuquerque, Samuel Freitas
Advisor(s): Cavalcante, Antônio Paulo de Hollanda
Keywords: BIM
Geometria de Processos Construtivos
Metodologias Ativas
Issue Date: 2018
Citation: ALBUQUERQUE, Samuel Freitas. Avaliação pedagógica do ensino e aprendizagem de BIM na percepção discente e de mercado aplicado à geometria de processos construtivos. 2018. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Abstract in Portuguese: Building Information Modeling (BIM) é uma filosofia que traz muitos benefícios, mas precisa que os profissionais de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) estejam adaptados a essa nova filosofia e metodologia de trabalho. Com o objetivo de formar profissionais capazes de trabalhar em uma metodologia inovadora como essa, o curso de engenharia civil da Universidade Federal do Ceará (UFC) disponibilizou a disciplina de Modelagem da informação e da construção (MIC) com enfoque na metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Além disso, a disciplina introduziu o conceito da Geometria de Processos Construtivos (GPC) como ferramenta pedagógica de ensino. Realizou-se na pesquisa um questionário com alunos de uma instituição superior de ensino onde não há nenhuma disciplina focada no BIM sobre a percepção deles na implantação de uma possível disciplina com essa abordagem, uma pesquisa qualitativa com o uso da técnica de análise do conteúdo com os alunos que participaram da primeira turma de MIC para avaliar a metodologia e a realização da primeira turma da disciplina e um questionário com profissionais de AEC sobre uma formação indicativa em BIM aos alunos por parte da Universidade. Obteve-se uma análise exploratória quantitativa dos alunos de bacharelado do IFCE sobre uma disciplina com abordagem do BIM, a opinião de profissionais de AEC que trabalham com BIM sobre o que eles acreditam em qual deve ser o enfoque do ensino da filosofia BIM por parte da universidade e a análise qualitativa dos principais pontos positivos e negativos na concepção e execução da disciplina de MIC por parte dos alunos matriculados na primeira turma. A ABP e a GPC se mostraram boas ferramentas pedagógicas para o ensino de BIM dentro da universidade e devem continuar sendo estimuladas como ferramentas pedagógicas.
Abstract: Building Information Modeling (BIM) is a philosophy that brings many benefits, but it needs Architecture, Engineering and Construction professionals (AEC) to be adapted to this new work philosophy and methodology. In order to train professionals able to work in an innovative methodology like this, the UFC’s Civil Engineering course made available the discipline of BIM, called in portuguese Modelagem da Informação da Construção (MIC) with a focus on the active methodology of Problem Based Learning (PBL). In addition, the discipline introduced the Geometry of Constructive Processes (GPC) as a pedagogical teaching tool. A questionnaire was carried out with students from a higher educational institution where there is no BIM-focused discipline about their perception in the implementation of a possible discipline with this approach, a qualitative research using the technique of content analysis with the students that participated in the first group of MIC’s to evaluate the methodology and the accomplishment of the first class of the discipline and a questionnaire with professionals of AEC about an indicative formation in BIM to the students by the University. A quantitative exploratory analysis of baccalaureate students of the IFCE on a discipline with a BIM approach was obtained, the opinion of AEC professionals working with BIM on what they believe in what the BIM philosophy teaching approach should be university and the qualitative analysis of the main positive and negative points in the conception and execution of the MIC course by the students enrolled in the first group. ABP and GPC have proved to be good pedagogical tools for teaching BIM within the university and should continue to be stimulated as pedagogical tools.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42331
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:ENGENHARIA CIVIL - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_tcc_sfalbuquerque.pdf7,61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.