Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42321
Tipo: Artigo de Evento
Título: O livro como objeto material: visualidade e infância na literatura infantil
Autor(es): Mota, Francisco Thiago de Souza
Palavras-chave: Literatura Infantil;Processo ensino-aprendizagem;Educação
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: ANPUH
Citação: MOTA, Francisco Thiago de Souza. O livro como objeto material: visualidade e infância na literatura infantil. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 27., 22-26 jun. 2013, Natal (RN). Anais... Natal (RN): ANPUH, 2013. Tema: Conhecimento histórico e diálogo social.
Resumo: A pesquisa que vem sendo desenvolvida tem por objetivo estudar a produção de literatura infantil durante os anos 1930 e 1940, com ênfase nos anos de 1937 a 1945, no Brasil. A análise dessa produção segue em uma dupla direção: a consolidação e institucionalização desse tipo de literatura no período e as representações da infância presentes na mesma. Em outras palavras, são dois sentidos que se entrecruzam na medida em que essa produção se conforma como um dos espaços de construção de sentidos para a infância – ao lado de instâncias diversas – acompanhando toda uma série de debates em torno da educação e da criança nesse determinado momento. Nos anos iniciais do século XX podemos apreender um movimento, no Brasil e em escala maior, internacional, de crescimento das discussões em torno da infância tendo como um dos seus pontos centrais a ideia da criança como futuro da humanidade. Isso fica configurado em debates e conferências como as realizadas na América Latina chamadas “Congresos Panamericano del Niño” iniciadas nos primeiros anos do século XX. Em sua tese de doutorado, Eduardo Silveira Nunes (2011) analisa como se dão os direcionamentos desses congressos e identifica-os como parte de um conjunto de discussões sobre a infância que passam a ter novas bases teóricas para as imagens construídas da mesma e a definição de novas perspectivas para o seu futuro. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42321
ISBN: 978 85 98711 11 9
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGH - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_ftsmota.pdf163,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.