Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42320
Title in Portuguese: Uma breve investigação dos pilares da aprendizagem cooperativa em centros acadêmicos na Universidade Federal Do Ceará
Author: Sugizaki, Barbara Cassetari
Tavares, Pedro Henrique de Oliveira
Silva, Joane Barros da
Junior, Juan de Dios Bustamante
Keywords: Movimento estudantil
Aprendizagem cooperativa
Centro acadêmico
Issue Date: 2016
Citation: SUGIZAKI, Barbara Cassetari et al. Uma breve investigação dos pilares da aprendizagem cooperativa em centros acadêmicos na Universidade Federal Do Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
Abstract in Portuguese: A aprendizagem cooperativa, desenvolvida pelos irmãos Johnson, se baseia em cinco pilares que auxiliam no bom desenvolvimento de trabalhos em grupo. Centros Acadêmicos por sua vez são entidades que representam estudantes de cada curso, neles o grupo eleito pelo corpo discente do curso trabalha por um ano, no mínimo, em conjunto. Este trabalho em grupo é cercado de aprendizagens que ocorrem de maneiras distintas para cada membro da gestão de Centro Acadêmico. Muitas vezes incompreensões dentro destes grupos tornam o trabalho desgastante e cercado de problemas, que dificultam radicalmente o funcionamento do trabalho. Assim, o objetivo deste estudo é identificar se há ou não a utilização dos cinco pilares da aprendizagem cooperativa, sendo eles responsabilidade individual, interdependência positiva, habilidades sociais, interação face a face e processamento de grupo. Essa identificação será feita primeiramente através de pesquisas bibliográficas que abordem a aprendizagem cooperativa. Em um segundo momento, será desenvolvido como é atualmente, na Universidade Federal do Ceará, o formato de Centros Acadêmicos. Após isso serão realizados questionários aplicados em membros de gestão de Centros Acadêmicos na Universidade Federal do Ceará, que conheçam ou não a aprendizagem cooperativa. Tendo em vista que esta Universidade aplica os conceitos da aprendizagem cooperativa através do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis. A partir deste estudo foi constatado que o pilar habilidades sociais é bastante presente dentro das gestões analisadas, enquanto a responsabilidade individual é utilizada por uma minoria de membros dentro da gestão. Isso implica diretamente no pilar interdependência positiva, que se torna o mais defasado dos pilares. Através deste estudo então podemos concluir que um dos motivos que tornam a gestão de Centro Acadêmico desgastante e cercada de problemas internos é o pequeno e mau uso dos pilares da Aprendizagem Cooperativa.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42320
Appears in Collections:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_bcsugizaki.pdf48,96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.