Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42319
Title in Portuguese: Procedimentos de organização, higienização e conservação no projeto: tratamento técnico e digitalização do acervo documental da pastoral indigenista/centro de defesa e promoção dos direitos humanos/cdpdh da arquidiocese de fortaleza.
Author: Justa, Cristiane Santos da
Chaves, Roberto Moreira
Keywords: Pastoral Indigenista
Higienização
Conservação
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: JUSTA, Cristiane Santos da; CHAVES, Roberto Moreira. Procedimentos de organização, higienização e conservação no projeto: tratamento técnico e digitalização do acervo documental da pastoral indigenista/centro de defesa e promoção dos direitos humanos/cdpdh da arquidiocese de fortaleza. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9)
Abstract in Portuguese: Procedimentos de organização, higienização e conservação no projeto: Tratamento técnico e digitalização do acervo documental da Pastoral Indigenista/Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos/CDPDH da Arquidiocese de Fortaleza. RESUMO O presente trabalho tem por objetivo abordar a primeira etapa do processo de tratamento técnico (identificação/arrolamento, higienização, conservação curativa, classificação, acondicionamento e armazenamento) e digitalização do acervo documental referente à documentação do acervo da Pastoral Indigenista/Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos/CDPDH da Arquidiocese de Fortaleza. Nesta primeira etapa o projeto abrange o processo de identificação do acervo retirando a sujidade mais grosseira proveniente de fatores químicos, ambientais e biológicos, bem como acondicionando em caixas arquivo que ficam dispostas em prateleiras de modo a causar menores danos para a documentação de forma que possam ser encontradas com facilidade para o tratamento técnico. Respeitando as normas técnicas de trabalho, há a utilização dos EPIs (Equipamento de Proteção Individual) para a proteção dos profissionais que manuseiam a documentação e os equipamentos adequados para a retirada da sujidade (trincha e espátula). Neste processo há a retirada de clips, grampos e pastas (suspensa/arquivo), pois muitos já estão em estágio avançado de oxidação e sujidades influenciando no processo de degradação do acervo. O acondicionamento temporário é realizado com poliéster e caixa arquivo na identificação/registro é utilizado lápis 6B para não impactar o suporte do acervo. A documentação está em suportes diversificados, compostas por espécies: estatutos, resoluções, cartas, fotografias etc. Esperamos ao final do projeto ter uma documentação tratada, classificada e digitalizada a fim de que pesquisadores e interessados possam ter acesso para fazer consulta com comodidade, facilidade e economia de tempo durante a pesquisa.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42319
Appears in Collections:EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_csjusta.pdf50,03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.