Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42312
Title in Portuguese: Importância da realização do 1° curso de produção de bovinos pelo grupo de pesquisa e estudos em bovinocultura e bubalinocultura
Author: Lucena, David Oliveira de
Almeida, Alexandre Silva de
Vieira, Andreza Vasconcelos
Costa, Jander Fabrício Martins
Sampaio, Lucas Correia de
Pinto, Andrea Pereira
Keywords: Agropecuária
Cadeia produtiva
Zootecnia.
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: LUCENA, David Oliveira de et al. Importância da realização do 1° curso de produção de bovinos pelo grupo de pesquisa e estudos em bovinocultura e bubalinocultura. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9)
Abstract in Portuguese: A bovinocultura é um dos principais destaques do agronegócio brasileiro no cenário mundial, além de ser de suma importância para a agricultura familiar brasileira. O Brasil possui o segundo maior rebanho bovino efetivo do mundo, com, aproximadamente, 213 milhões de cabeças. O País é o maior produtor de carne bovina, de acordo com dados de abril de 2015 do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, assumindo a liderança nas exportações, desde 2004, com 2,4 milhões de toneladas de equivalente peso-carcaça.Tendo em vista o cenário e a importância da bovinocultura brasileira, o Grupo de Pesquisa e Estudos em Bovinocultura e Bubalinocultura (GPEBOV) realizou o 1° Curso de Produção de Bovinos, visando abordar e aprofundar os conhecimentos em diversos temas na área de bovinocultura. O curso foi aberto ao público (alunos, criadores e profissionais da área), com duração de 40 horas de palestras e 6 horas de visita técnica. As palestras foram ministradas por profissionais da área, sendo quatro palestras diárias, duas pela manhã e duas à tarde, com intervalos para lanche, e ainda, visita técnica na Fazenda Ateiras, localizada em Aquiraz - CE, ao final do curso. Dentre os 44 inscritos, haviam produtores de bovinos, estudantes de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia, bem como, profissionais atuantes, gerando aproximação entre os diferentes elos da referida cadeia produtiva. Foi possibilitada transferência e troca de conhecimentos entre todos os envolvidos. A realização do evento proporcionou maior amadurecimento profissional dos membros envolvidos nesse projeto. A realização de eventos do gênero complementa a formação acadêmica dos futuros profissionais, integrando-os com o mercado de trabalho, possibilitando acúmulo de conhecimento na área de estudo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42312
Appears in Collections:EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_dolucena.pdf51,06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.