Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42310
Tipo: Resumo
Título: Hábitos alimentares dos brasileiros: uma análise a partir das carcterísticas regionais
Autor(es): Luna, Alana Teles
Santos, Lucas Ferreira
Feitosa, Patrine Barreto
Sousa, Antonio Gleidson Alves
Lima, Patrícia Verônica Pinheiro Sales
Palavras-chave: Segurança alimentar;Regiões brasileiras;Hábitos Alimentares
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: LUNA, Alana Teles et al. Hábitos alimentares dos brasileiros: uma análise a partir das carcterísticas regionais. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9).
Resumo: O Brasil é um país de grande dimensões, composto por uma população com características socioeconômicas e culturais bastante diversificadas, apresentando ainda, extrema desigualdade social, que se expressa nas disparidades de renda, nas desigualdades ao acesso de recursos e também nas divergências regionais, raciais e étnicas. Em se tratando de elaboração de políticas esses fatores costumam ser norteadores de decisões. No âmbito das políticas de segurança alimentar isso não é diferente. No entanto, nessa contextualização é importante reconhecer o peso da cultura atuando em conjunto com as diversas contribuições históricas de povos diferentes, somados com o rico bioma brasileiro que contribui na diversidade de alimentos, compõem hábitos alimentares que distinguem-se regionalmente. Nessa perspectiva, o objetivo dessa pesquisa é estudar os hábitos alimentares da população a partir de características regionais (socioeconômicas, culturais, climáticas). Para tanto, foram analisados dados sobre o consumo per capta de diferentes tipos de alimentos em cada estado brasileiro. Esses dados foram extraídos da Pesquisa de Orçamentos Familiares (2008-2009), publicada pelo IBGE. Com o trabalho foi possível constatar que a dieta do brasileiro apresenta um padrão nacional de consumo com prevalência de produtos como arroz, feijão e café. Porém, nota-se que determinados alimentos são demandados localmente em função de características locais específicas. É o caso do peixe e o açaí no Norte, as frutas e a erva mate no Sul, o milho no Nordeste e batata-inglesa no Sudeste. Ao mostrar as preferências alimentares de cada região este estudo chama a atenção para a importância de uma produção agrícola regional voltada para o consumo doméstico e respeitando os hábitos alimentares locais. Trata-se de uma abordagem relevante, especialmente se considerada a a expansão da fronteira agrícola com ênfase em commodities voltadas para o mercado internacional (soja e frutas, por exemplo).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42310
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_atluna.pdf49,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.