Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42293
Title in Portuguese: A contribuição do esporte universitário para o desenvolvimento do aluno-atleta da universidade federal do ceará através do programa bolsa de incentivo ao desporto
Author: Melo, Amanda Peixoto de
Alves, Tatiane Albuquerque
Souza, Wildner Lins de
Keywords: Esporte univesitário
atletas
UFC
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: MELO, Amanda Peixoto de; ALVES, Tatiane Albuquerque; SOUZA, Wildner Lins de. A contribuição do esporte universitário para o desenvolvimento do aluno-atleta da universidade federal do ceará através do programa bolsa de incentivo ao desporto. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9)
Abstract in Portuguese: Em atividade desde 2009, a Coordenaria de Atividades Desportivas (CAD) tem desenvolvido um excelente trabalho junto à comunidade acadêmica da Universidade Federal do Ceará. Localizada na Quadra do CEU, no Centro de Humanidades 2 da UFC, a CAD, subordinada à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, é responsável pelo desenvolvimento das atividades esportivas para seus discentes, pela divulgação, organização, promoção e coordenação de todo o ambiente desportivo na Universidade. É responsável, ainda, por cuidar da seleção, representação e de toda a infraestrutura necessária às equipes da UFC nos campeonatos universitários nacionais, regionais e estaduais. Especificamente nos Jogos da UFC (JUFC), organiza o calendário de eventos, súmulas, locais dos jogos e coordena as Associações Atléticas. A Universidade disponibiliza, ainda, o Programa Bolsa de Incentivo ao Desporto (PBID), que tem por objetivo incentivar os estudantes a incrementarem seu desempenho desportivo e acadêmico, mediante atuação em atividades relativas à gestão desportiva, assessoria desportiva e rendimento desportivo. Foi aplicado, através dos bolsistas de Assessoria envolvidos neste estudo, questionários com 26 alunos-atletas bolsistas, que atuam nas modalidades coletivas e individuais ofertadas pela UFC, sendo 13 homens e 13 mulheres, com faixa etária compreendida entre 18 e 38 anos, regularmente matriculados na referida Instituição, a fim de identificar os benefícios obtidos através do Programa Bolsa de Incentivo ao Desporto. A partir da análise dos questionários, concluiu-se que o esporte universitário vem sendo de grande valia para o desenvolvimento do aluno, além de contribuir no aperfeiçoamento de sua formação acadêmica.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42293
metadata.dc.type: Outros
Appears in Collections:EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_apmelo (1).pdf50,63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.