Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42271
Tipo: Resumo
Título: Célula de aprendizagem cooperativa de português
Autor(es): Pontes, Ana Katia de Alencar
Andrade Neto, Manoel
Palavras-chave: células cooperativas;aprendizagem;português
Data do documento: 2016
Citação: PONTES, Ana Katia de Alencar; ANDRADE NETO, Manoel. Célula de aprendizagem cooperativa de português. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
Resumo: Eu me chamo Ana Kátia de Alencar Pontes, sou bolsista do PRECE, conheci o programa em um encontro de dois dias promovido pela PRAE no início de 2016, logo que começaram a apresentar a proposta do programa me identifiquei, pois ele tem como objetivo a melhoria do ensino público. No último dia do encontro o professor Manoel Andrade, idealizador do programa, convidou os interessados a participarem do programa e prontamente disse sim, posteriormente participei de várias formações para aprender a metodologia de ensino da aprendizagem cooperativa, que é por meio de células (grupos) de estudo na qual os alunos se reúnem para estudar cooperativamente, isto é, um ajudando o outro, neste momento cada um tem uma função e por meio da aprendizagem individual é que os demais componentes da célula de estudo irão aprender, pois cada um deverá repassar o que aprendeu para o grupo e o aprendizado dele se somará ao dos demais, é como se fosse um quebra-cabeça, que só estará bem montado se as peças estiverem juntas e em seu devido lugar, ou melhor, exercendo sua função. No final de toda célula há o processamento de grupo, neste momento os componentes poderão celebrar o que deu certo e discutir (conversar) sobre o que faltou, a fim de compreenderem o que deverão melhorar para as próximas células de estudo. Hoje desenvolvo o programa no Colégio Joaquim Nogueira, com duas turmas do primeiro ano e uma do segundo ano, nas duas turmas estaremos estudando português voltado a compreensão textual e a gramática normativa, a diferença é que nos primeiros anos será voltada para a prova do SPAECE e do segundo ano para o ENEM. Concluo dizendo que desejo contribuir positivamente para que esses alunos trabalhem a sua interdependência positiva, tenha a sua autonomia intelectual e sejam multiplicadores do método de estudo em grupo de forma cooperativa.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42271
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_akapontes.pdf48,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.