Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42230
Tipo: Resumo
Título: Influência da história de vida nas relações interpessoais de estudantes universitários
Autor(es): Lopes, Camila Mendes
Lima, Karla Mikaela Gonçalves
Silva, Saulo de Lima
Vieira, Hermany Rosa
Palavras-chave: Empatia;Interação;Vínculos pessoais
Data do documento: 2016
Citação: LOPES, Camila Mendes; et al. Influência da história de vida nas relações interpessoais de estudantes universitários. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
Resumo: Ouvir a história de vida nos permite obter informações na essência subjetiva da vida de uma pessoa, designa o relato de vida narrado tal como a pessoa vivenciou, permitindo o sujeito dissertar livremente sobre sua experiência pessoal. O presente artigo tem como objetivo, analisar a influência da prática da história de vida na mútua compreensão e desenvolvimento da empatia entre universitários. É um estudo quantitativo, observacional. A amostra foi composta por discentes da Universidade Federal do Ceará, participantes do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE), de ambos os sexos, com idade superior ou igual a 18 anos. Serão utilizados com instrumentos dois questionários semiestruturado, em que o primeiro analisará a impressão inicial de um indivíduo em relação ao outro, a fim de montar um perfil do mesmo. Já O segundo questionário tem a finalidade de analisar a influência de se conhecer a história de vida do outro. Em relação aos resultados, acredita-se que os dados permitirão compreender a influência da história de vida na compreensão mútua, proporcionando mudanças na forma de ver o outro e todas as suas potencialidades, outrora não percebidas. A literatura científica evidencia a influência positiva da prática da história de vida, proporcionando impacto nas interações no âmbito social, uma vez que o conhecimento da história de vida do outro é imprescindível para enxergar o ser em toda a sua totalidade. Sendo assim, espera-se que o estudo constate a influência do conhecimento da história de vida do outro nas relações interpessoais, visto que é de fundamental importância para a compreensão mútua e para a capacidade de se colocar no lugar no outro, desenvolvido através da empatia.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42230
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_cmlopes.pdf49,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.