Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42227
Tipo: Resumo
Título: A importância da prática de orquestra para o desenvolvimento técnico e musical dos alunos iniciantes ao violoncelo
Autor(es): Silva, Ana Vitória Santos
Alves, Bruno Queiroz
Queiroz, Dora Utermohl de
Palavras-chave: violoncelo;prática coletiva;aprendizagem musical
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SILVA, Ana Vitória Santos; ALVES, Bruno Queiroz; QUEIROZ, Dora Utermohl de. A importância da prática de orquestra para o desenvolvimento técnico e musical dos alunos iniciantes ao violoncelo. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: Este projeto tem por objetivo expor a importância da prática de orquestra para o desenvolvimento técnico e musical dos alunos iniciantes ao violoncelo do Curso de Música da Universidade Federal do Ceará e do Programa de Extensão "Prática Instrumental Sinfônica". No primeiro semestre de 2016, vários alunos interessados em instrumentos de cordas - violino, viola, violoncelo e contrabaixo - frequentaram as oficinas gratuitas de instrumento oferecidas pelas professoras Dora Utermohl de Queiroz(Violoncelo e Contrabaixo) e Liu Man Ying (Violino e Viola) através do curso de Extensão "Prática Instrumental Sinfônica". Com o passar do tempo, além de terem aulas coletivas de instrumento, os alunos foram incentivados a participarem da prática de orquestra. Assim surgiu a "Camerata da UFC" composta por estes alunos e alunos da graduação regularmente matriculados nas cadeiras de "Prática de Conjunto de Cordas Friccionadas", coordenada pelas professoras anteriormente citadas.Percebeu-se, então, que a participação dos alunos de violoncelo na prática de orquestra era de fundamental importância para a exposição e reforço de alguns conteúdos importantes para um instrumentista, como: aperfeiçoamento da leitura musical, desenvolvimento do ouvido harmônico, consciência constante do pulso da música, execução precisa das dinâmicas existentes na partitura, compreensão da importância da afinação do naipe para afinação total da orquestra. Todos estes elementos foram trabalhados com os alunos de violoncelo na prática de orquestra, contribuindo assim, para o progresso técnico e musical dos mesmos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42227
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_avssilva.pdf48,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.