Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42187
Tipo: Artigo de Evento
Título: As intervenções políticas e os patrocínios públicos nos salões de artes de Fortaleza (1950-1960)
Autor(es): Silva, Anderson de Sousa
Palavras-chave: Aprendizagem;História;Processo de ensino aprendizagem
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: ANPUH
Citação: SILVA, Anderson de Sousa. As intervenções políticas e os patrocínios públicos nos salões de artes de Fortaleza (1950-1960). In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 27., 22-26 jun. 2013, Natal (RN). Anais... Natal (RN): ANAPUH, 2013. Tema: Conhecimento histórico e diálogo social.
Resumo: O recorte temático escolhido para este trabalho foi construído no decorrer de algumas experiências profissionais. No ano de 2009 fizemos parte de uma equipe interdisciplinar, composta por historiadores, sociólogos e pedagogos e pesquisamos a história do Salão de Abril com o intuito de realizar uma exposição histórica do mesmo2 . Durante o período da pesquisa tivemos contato com as fontes relacionadas ao referido evento, tais como recortes de jornais, principalmente os jornais Unitário e O Povo, catálogos das exposições, entre outros materiais. Interessa destacar que também tivemos a oportunidade de atuar na ação educativa3 da exposição histórica do Salão, ou seja, dialogamos com o público visitante da mostra sobre as reflexões propostas pela mesma. Por meio desse exercício nos deparamos com artistas antigos e os novos, gerações antigas e novas e sentimos os antagonismos nas falas desses indivíduos. Alguns demonstravam nostalgia, defendo a época da SCAP, outros criticavam a interferência da prefeitura no Salão de Abril. Enfim, foram tais experiências profissionais, tanto a atuação na equipe de pesquisa como na ação educativa, que me despertaram para estudar esse tema. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42187
ISBN: 978 85 98711 11 9
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGH - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_assilva.pdf158,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.