Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42185
Title in Portuguese: Trabalhadores livres e escravos: mestiçagem, trabalho e a construção de uma identidade “cabra” (Cariri Cearense, 1850 - 1900)
Author: Cortez, Ana Sara Ribeiro Parente
Keywords: História
História da Educação
História do Ceará
Issue Date: 2013
Publisher: ANPUH
Citation: CORTEZ, Ana Sara Ribeiro Parente. Trabalhadores livres e escravos: mestiçagem, trabalho e a construção de uma identidade “cabra” (Cariri Cearense, 1850 - 1900). In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 27., 22-26 jun. 2013, Natal (RN). Anais... Natal (RN): ANAPUH, 2013. Tema: Conhecimento histórico e diálogo social.
Abstract in Portuguese: No jornal O Araripe, veiculado entre os anos de 1855 a 1865 no Cariri Cearense, o tema do trabalho foi se mostrando mais e mais recorrente a cada semana que uma nova edição do periódico ganhava as ruas. Tal interesse estava relacionado às constantes mudanças experimentadas ao longo do século XIX pela categoria dos trabalhadores, sobretudo os que estavam vinculados à vida rural. Um aspecto da ocorrência de tais modificações estava ligado ao intuito da elite sul cearense em estimular a população, em especial a pobre, à lida na lavoura O projeto de implantação de uma empresa agrícola na região vinha tomando forma desde início dos oitocentos, quando a possibilidade de uma atividade mineradora foi descartada para o Cariri Cearense. Com a sua aparente riqueza natural aliada à fertilidade apresentada pelo solo, os moradores da região, sobretudo os mais abastados, criam que era plausível que o progresso dessa ambiência seguisse as vias agrícolas. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42185
metadata.dc.type: Artigo de Evento
ISBN: 978 85 98711 11 9
Appears in Collections:PPGH - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_eve_asrpcortez.pdf159,71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.