Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42170
Title in Portuguese: A transição da educação infantil para o ensino fundamental: O processo de ensino e a realidade da criança
Author: Sousa, Leidiane Albuquerque de
Advisor(s): Soares, Cristina Façanha
Keywords: Psicologia escolar
Crianças - Desenvolvimento
Ensino fundamental - Fortaleza (CE) - Estudo e ensino
Educação pré-escolar - Fortaleza (CE) - Estudo e ensino
Issue Date: 2014
Citation: SOUSA, L. A. A transição da educação infantil para o ensino fundamental: O processo de ensino e a realidade da criança. 2014. 48 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Ceará, 2014
Abstract in Portuguese: A presente pesquisa enfoca o tema “A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: o processo de ensino e a realidade da criança”, com a finalidade de compreender o processo de transição da escolaridade dessa faixa etária e as mudanças ocorridas face aos impactos tanto positivos quanto negativos sobre o desenvolvimento infantil. A investigação delimitou-se em três objetivos principais: Compreender o processo da transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental I; Conhecer as interações criança/criança, criança/adulto; Identificar as perspectivas das crianças no ensino fundamental I. A relevância do estudo decorre da necessidade de analisar tais processos, tendo em vista o aprofundamento do assunto em questão. Esta pesquisa de cunho teórico descritivo envolve uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo realizada em uma escola da rede pública, em Messejana-Ce com professores do Ensino Fundamental I, cuja abordagem se dará por meio de um questionário desenvolvido e aplicado de forma a focar os objetivos em questão, cujas conclusões após análise, fornecerão suporte as considerações a serem apresentadas ao término deste estudo. O estudo sobre o tema encontra-se fundamentado em diversos autores, dando ênfase nos estudos de Saviani, Vygotsky e Piaget e especialistas que tratam do assunto em questão. Os resultados indicam que atualmente há uma grande preocupação com a qualidade da Educação Infantil, o principal objetivo é o desenvolvimento da criança sob todos os aspectos - corporal, intelectual e afetivo e o preparo das escolas, para isso entende-se como primordial a formação do profissional para desenvolver essa qualidade.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42170
Appears in Collections:PEDAGOGIA - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_tcc_lasousa.pdf547,52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.