Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42122
Tipo: Livro
Título: Foucault, educação e os construtos de uma sociedade disciplinar
Autor(es): Vasconcelos, José Gerardo
Ferreira, Tereza Maria da Silva
Silva Júnior, Roberto da
Palavras-chave: Michel Foucault;Educação;Filosofia;Poder disciplinar;Ditadura Militar
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: Imprece Gráfica e Editora
Citação: VASCONCELOS, José Gerardo; FERREIRA, Teresa Maria da Silva; SILVA JÚNIOR, Roberto da (orgs.). Foucault, educação e os construtos de uma sociedade disciplinar. Fortaleza: Imprece Gráfica e Editora, 2015. 144 p.
Resumo: As sociedades e suas instituições adotam vários mecanismos disciplinares para garantir a vigilância, controle, maior produtividade e desempenho de seus integrantes. As sociedades disciplinares destacam-se por seus dispositivos e modos de organizar o espaço, controlar o tempo, vigiar e registrar continuamente os sujeitos e sua conduta. [...] A escola, como um espaço formal de educação, é apenas um exemplo de instituição disciplinar criada com o intuito de moldar os sujeitos, a fim de adequá-lo à vida em sociedade, sendo uma das principais produtoras do sujeito "normal" "dócil" e "moderno". A educação produz discursos que legitimam esses poderes disciplinares. Michel Foucault é um pensador que se preocupou em deixar claro que o sujeito não produz saberes e discursos, mas é produto desses, não só dos saberes, mas também dos poderes. Assim, nesta coletânea, os autores analisam os discursos produzidos na sociedade disciplinar em contextos diferentes e dentro dos seus sistemas de relações materiais. [...] Na presente obra, os autores buscam articular uma reflexão profunda sobre os mecanismos de controle e poder em uma sociedade disciplinar. Buscam entender como a educação se alinha ou se molda aos objetivos de uma sociedade disciplinar e de controle dos indivíduos, de seus corpos, de sua alma, por meio de dispositivos os mais sutis possíveis, muitas vezes imperceptíveis. Os autores, de modo elucidativo, abordam o poder disciplinar como um mecanismo utilizado para garantir o controle de todos os indivíduos que compõem determinada sociedade.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42122
ISBN: 978-85-8126-095-2
Aparece nas coleções:FACED - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_liv_jgvasconcelostmsferreira.pdf83,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.