Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42099
Title in Portuguese: A apropriação de temáticas históricas feita pela indústria cinematográfica hollywoodiana a partir da adaptação da Graphic Novel "Os 300 de Esparta", de Frank Miller
Author: Maciel, Walber Góes
Advisor(s): Lucas, Meize Regina de Lucena
Keywords: Cinema - Estética
Histórias em quadrinhos
Cinema - Linguagem
Issue Date: 2009
Citation: MACIEL, Walber Góes. A apropriaçãp de temáticas históricas feita pela indústria cinematográfica hollywoodiana a partir da adaptação da Graphic Novel "Os 300 de Esparta", de Frank Miller. 2009. 74f. - Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Fortaleza (CE), 2009.
Abstract in Portuguese: Este trabalho apresenta uma análise da adaptação da graphic novel "Os 300 de Esparta", de Frank Miller, para o cinema, a partir do fole "300" de Zack Snyder. Este trabalho concentra-se em analisar a adaptação em questão. Para tanto buscamos compreender como os filmes ditos históricos ao longo de mais de um século de cinema são construídos, seus códigos, narrativas e suas especificidades. Analisamos também a linguagem cinematográfica e a linguagem das histórias através dos seus entrelaçamentos formulando uma metalinguagem. Analisa-se como a historia é abordada e adaptada a atualidade. Percebe-se a formulação de uma estética que dialoga com as artes plásticas, para tanto se exige uma análise da estética no contexto pós-moderno e também a análise da composição dos elementos visuais na elaboração de imagens no quadrinho de Frank Miller e na perspectiva filmica verossimilhante de Zack Snyder, corroborando na construção de 300.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42099
Appears in Collections:JORNALISMO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009_tcc_wgmaciel.pdf1,51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.