Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42099
Tipo: TCC
Título: A apropriação de temáticas históricas feita pela indústria cinematográfica hollywoodiana a partir da adaptação da Graphic Novel "Os 300 de Esparta", de Frank Miller
Autor(es): Maciel, Walber Góes
Orientador: Lucas, Meize Regina de Lucena
Palavras-chave: Cinema - Estética;Histórias em quadrinhos;Cinema - Linguagem
Data do documento: 2009
Citação: MACIEL, Walber Góes. A apropriaçãp de temáticas históricas feita pela indústria cinematográfica hollywoodiana a partir da adaptação da Graphic Novel "Os 300 de Esparta", de Frank Miller. 2009. 74f. - Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Fortaleza (CE), 2009.
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise da adaptação da graphic novel "Os 300 de Esparta", de Frank Miller, para o cinema, a partir do fole "300" de Zack Snyder. Este trabalho concentra-se em analisar a adaptação em questão. Para tanto buscamos compreender como os filmes ditos históricos ao longo de mais de um século de cinema são construídos, seus códigos, narrativas e suas especificidades. Analisamos também a linguagem cinematográfica e a linguagem das histórias através dos seus entrelaçamentos formulando uma metalinguagem. Analisa-se como a historia é abordada e adaptada a atualidade. Percebe-se a formulação de uma estética que dialoga com as artes plásticas, para tanto se exige uma análise da estética no contexto pós-moderno e também a análise da composição dos elementos visuais na elaboração de imagens no quadrinho de Frank Miller e na perspectiva filmica verossimilhante de Zack Snyder, corroborando na construção de 300.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42099
Aparece nas coleções:JORNALISMO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_tcc_wgmaciel.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.