Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42088
Tipo: Resumo
Título: Metodologia de ensino prático aplicada à disciplina de proteção de sistemas elétricos de potência
Autor(es): Gomes, Allan Costa
Sampaio, Felipe Carvalho
Rodrigues, Lucas da Penha
Magalhães, Lucas Félix
Sampaio, Raimundo Furtado
Leao, Ruth Pastora Saraiva
Palavras-chave: Proteção;Relé digital;Aulas práticas
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: GOMES, Allan Costa; SAMPAIO, Felipe Carvalho; RODRIGUES, Lucas da Penha; MAGALHÃES, Lucas Félix; SAMPAIO, Raimundo Furtado; LEAO, Ruth Pastora Saraiva. Metodologia de ensino prático aplicada à disciplina de proteção de proteção de sistemas elétricos de potência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: Os monitores das disciplinas de Proteção de Sistemas Elétricos de Potência (PSE) e Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica (GTD), sob a orientação dos professores, têm contribuído por meio de várias ações na melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Nos últimos anos foram comprados relés de proteção, mala de teste, sistema de comunicação e automação. Além disso, foram desenvolvidos simuladores para treinamento de proteção e operação de sistemas elétricos e elaborados roteiros de práticas para uso de relés e da mala de teste. Em 2015 foram comprados relés digitais com tecnologia de última geração, denominados Dispositivos Eletrônicos Inteligentes (IED). Os IED de proteção são dispositivos multifunção capazes de monitorar as grandezas de um sistema elétrico real, detectar uma condição anormal, enviar comando para abertura de disjuntor, isolando a parte afetada pela falta, se comunicar e enviar dados ao operador do sistema de automação, bem com a outros IED. Dentro deste contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar a metodologia desenvolvida para melhoria das práticas da disciplina da proteção. A metodologia proposta abrange estudo dos relés e da mala de teste, estudo do sistema de comunicação, cálculo de curto-circuito, cálculo dos ajustes das funções de proteção, parametrização dos relés e testes dos relés utilizando a mala de teste. Seguindo esta metodologia foram elaborados roteiros de práticas dos três novos IED adquiridos para o laboratório, os quais são: relé diferencial, modelo T87, e relé de sobrecorente, modelo S80, da linha Sepam da Schneider Electric e relé de sobrecorrente, modelo 751, do fabricante SEL. Com os roteiros das práticas concluídos, espera-se que os alunos façam uso do relé e da mala de teste para desenvolver estudos, simulações e adquiram novas competências na área de proteção de sistemas elétricos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42088
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_acgomes.pdf49,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.