Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42080
Title in Portuguese: Análise da abordagem da eficiência do uso da água nas cultuas do milho e feijão-caupi no semiárido brasileiro
Author: Gobira, Ana Karine Martins
Bezerra, Francisco Samuel Aurélio
Gondim, Ronner Braga
Costa, Carlos Alexandre Gomes
Keywords: Semiário
Recursos hídricos
Disponibilidade hídrica
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: GOBIRA, Ana Karine Martins; BEZERRA, Francisco Samuel Aurélio; GONDIM, Ronner Braga; COSTA, Calors Alexandre Gomes. Análise da abordagem da eficiência do uso da água nas culturas do milho e fejão-caupi no semiárido brasileiro. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Abstract in Portuguese: A água é um recurso natural escasso, cuja disponibilidade tem sido crescentemente limitada, principalmente nas regiões semiáridas. A importância do uso eficiente da água varia de região para região e de acordo com a época e tratando-se do semiárido a situação se agrava, sendo fundamental que a concepção do uso dos recursos hídricos seja fundamentada em um conhecimento cada vez mais aprofundado e abrangente, assim, assegurando uma melhor partição entre as atividades de demanda e produção. Sabendo que o milho e o feijão-caupi são culturas de boa adaptação em regiões tropicais com alta demanda hídrica, o objetivo deste trabalho foi avaliar a abordagem da eficiência do uso da água (EUA) e a resposta produtiva de grãos de milho e feijão-caupi na região semiárida do Nordeste brasileiro. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura através de publicações de revistas, artigos, além de fontes estatísticas que contribuíram para o enriquecimento deste estudo. Observou-se que a produtividade de grãos das culturas do milho e feijão-caupi em resposta à disponibilidade hídrica no solo é menor em um plantio consorciado, em relação ao plantio exclusivo e que as características de competição por água, luz e nutrientes justificam esse comportamento produtivo. Observou-se ainda que a EUA do feijão-caupi decresceu à medida que aumentava a lâmina de água e que o milho em plantio exclusivo aumentou de acordo com a lâmina de água aplicada, isso pode ser explicado pelo fato do milho ter uma maior resposta produtiva. Logo, a EUA foi obtida com a aplicação da maior lâmina. Avaliamos, do ponto de vista econômico, que essa estratégia otimiza a receita liquida do irrigante, tendo como base o preço de venda dos produtos e o custo da água de irrigação, ocorrendo uma redução na produtividade individual de ambas as culturas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42080
Appears in Collections:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_akmgobira.pdf49,64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.