Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42031
Title in Portuguese: Movimento dos focolares: perspectivas psicopedagógicas
Author: Silva, Maria Virgínia Ferreira da
Advisor(s): Ferreira, Gláucia Maria de Menezes
Keywords: Teoria do Movimento dos Focolares
Psicopedagogia
Processo de ensino aprendizagem
Issue Date: 2007
Citation: SILVA, Maria Virgínia Ferreira da. Movimento dos focolares: perspectivas psicopedagógicas. 2007. 53f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007.
Abstract in Portuguese: O presente estudo se propôs a apresentar a contribuição que a prática dos princípios fundamentais da teoria do Movimento dos Focolares oferece para clínica psicopedagógica, visto que esta teoria tornou-se um estilo de vida, uma doutrina, um pensamento e contribui em todos os campos do saber e do conhecimento. Discute que através do prisma da unidade, este novo estilo de vida que concorre para a fraternidade universal, traz uma possibilidade de transformação do indivíduo e consequentemente da sociedade. A reflexão feita durante este estudo sublinha que a sociedade atual está em busca de uma teoria onde o homem esteja no centro de toda e qualquer atividade cultural, que seja visto e compreendido na sua visão integral, com a sua identidade mais verdadeira, de ser em relação, para assim poder construir suas aprendizagens de maneira harmoniosa e com sentido. Através das experiências que são ilustrações de vivências, pode-se perceber que esta teoria já está sendo concretizada e os reflexos da sua luz se pode perceber lá onde a cultura está silenciosamente, mas decididamente sendo iluminada.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42031
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:EPP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007_tcc_mvfsilva.pdf388,07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.