Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42005
Tipo: TCC
Título: Transtorno déficit de atenção e hiperatividade - TDAH
Autor(es): Oliveira, Lorenna Gomes de
Orientador: Ferreira, Gláucia Maria de Menezes
Palavras-chave: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH);Processo ensino-aprendizagem;Aprendizagem
Data do documento: 2010
Citação: OLIVEIRA, Lorenna Gomes de. Transtorno déficit de atenção e hiperatividade – TDAH. 2010. 37f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2010.
Resumo: O texto a seguir tem como tema, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), assunto que vem sendo considerado por alguns profissionais da educação, como um dos fatores que tem impacto no desenvolvimento do indivíduo nos processos educativo e pessoal. Sendo considerado um dos transtornos mais comuns da infância e da adolescência, porquanto afeta entre 3% a 6% das crianças em idade escolar, e repercute na vida da criança e do adolescente levando a prejuízos em múltiplas áreas, como adaptação ao ambiente acadêmico, relações interpessoais e desempenho escolar. A importante contribuição de fatores genéticos para o seu desenvolvimento é sugerido por estudos epidemiológicos, que mostram não só uma recorrência familiar significativa, bem como uma hereditariedade bastante alta para esse transtorno. Atualmente, tendo-se em vista a impossibilidade de cura, métodos e práticas são divulgados na tentativa de minimizar os seus efeitos, possibilitando um crescimento digno, e maiores possibilidades de adaptação social aos portadores. As páginas seguintes estão repletas de conceitos e explicações oriundas de pesquisas atuais em neurociência, psicologia e psiquiatria, que são importantes no entendimento dos problemas complexos de como esse transtorno pode ser reconhecido e tratado eficientemente. O primeiro capítulo apresenta uma definição do TDAH, suas características, sintomas, como é possível que pessoas aparentemente normais tenham dificuldades crônicas em manter o foco para tarefas que veem como sendo importantes, enquanto são capazes de prestar bastante atenção em coisas menos importantes, mas que lhes interessam. Defende que, apesar das aparências, o núcleo do problema no TDAH não é ausência de força de vontade, mas sim uma dificuldade duradoura do “executivo” ou das funções administrativas do cérebro. No segundo, descreve a terapêutica medicamentosa (seus pontos positivos e negativos), a terapêutica da família e escola (como a relação familiar e escolar influência nesse contexto), e a intervenção de profissionais especializados na área, o psicopedagogo, o terapeuta e o psiquiatra esclarecendo algumas dúvidas de como lidar com pessoas portadoras do TDAH, a forma de integrar o processo diagnóstico (tratamento e psicossociais) na intervenção da escola. Discussões detalhadas da epidemiologia, da etiologia, da neuropsicologia, do quadro clínico, das comormidades encontradas, das peculiaridades das avaliações psicopedagogicas e de linguagem no transtorno do TDAH são apresentadas. Espera-se que este trabalho possa contribuir para que o impacto do TDAH seja minimizado na nossa população por meio de maior detecção dos casos e por um adequado encaminhamento de propostas terapêuticas, tendo por base mais a evidência cientifica e menos as crenças populares.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42005
Aparece nas coleções:EPP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_tcc_lgoliveira.pdf425,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.