Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41980
Tipo: TCC
Título: Cartografia geotécnica e análise dos condicionantes de erosão de estabilidade das encostas no município de Pacoti-CE
Autor(es): Mota, Francisco Kleison Santiago
Oliveira, Jean Marcell Pontes de
Orientador: Veríssimo, César Ulisses Vieira
Palavras-chave: Erosividade;Erodibilidade;Mapeamento geotécnico;Perfil de alteração
Data do documento: 2011
Citação: MOTA, Francisco Kleison Santiago; OLIVEIRA, Jean Marcell Pontes de. Cartografia geotécnica e análise dos condicionantes de erosão de estabilidade das encostas no município de Pacoti-CE. 2011. 150 f. Monografia (Graduação em Geologia)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados do Estudo de um Diagnostico Ambiental voltado à erosão e estabilidade de taludes no Município de Pacoti, situada na Serra de Baturité. Geologicamente, a área é composta por um conjunto dominante de biotita gnaisses e mica xistos com granada do Complexo Ceará, sendo incluindo quartzitos, hornblenda gnaisses, pegmatitos. O sistema de relevo local apresenta-se diversificado, cuja morfologia resulta dos processos de dissecação e acumulação que acabam por caracterizar um relevo compartimentado em Montanhas, mornas, colinas e planícies aluviais. As maiores altitudes da área ocorrem no extremo Sul da área, na região Montanhosa de Santa Ana e Ladeira das Pombas, com máximo de 1.030 m. As principais litologias presentes na área, criando intemperizadas, produzem uma associação de solos dominantemente podzólicos (Argissolos) de textura argilosa, siltosa ou areno-argilosa com horizontes moderados, além de manchas localizadas de latossoios, litólicos e solos aluváis. Estes dois últimos situados, respectivamente, em vertentes íngremes e nas áreas de influência das principais drenagens existentes_ Objetivando a análise do estudo de diagnostico ambiental voltado a erosão e estabilidades de taludes no Município de Pacoti, foram realizados diversos ensaios de permeabilidade e granulometria, densidade "in sito" estudos morfométricos da releva e de rede de drenagem, bem como o cálculo da esosividade da chuva na regiae da erodibilidade dos solos no município de Pacoti. Ao todo focam realizados em campo treze ensaios de densidade "in sito" e coleta de amostra de solo e indeformada. (com cilindro -e bate estaca) ao longo das drenagens mais expressivas da região (Rio Pacoti, Riacho Oiticica, Riacho Franco) Ao se tratar de pluviosidade e erosividade, o período mais critico com relaxgo ao potencial erosivo das chuvas corresponde aos meses de Março, Abril e Maio onde ocorrem as chuvas concentradas_ Os cálculos de erodibilidade realizados em cima dos solos coletados no município de Pacoti, situaram-se no geral podem entre a categoria 2 e 3 do fator K sendo classificado com erodibilidade média e forte. Tomando como base as abordagens apresentadas sobre o diagnostico ambiental do município de Pacoti. Pode-se ressaltar que a região de Pacoti necessita de um avaliação criteriosa com relação a ocupação de seus taludes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41980
Aparece nas coleções:GEOLOGIA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_tcc_fksmota.pdf163,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.