Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41973
Tipo: TCC
Título: Contribuição da psicopedagogia no tratamento de crianças que fazem hemodiálise
Autor(es): Martins, Emília Maria Ferreira
Orientador: Aguiar, Claudia Sabino
Palavras-chave: Desenvolvimento global;Lúdico;Processo de ensino aprendizagem
Data do documento: 2007
Citação: MARTINS, Emília Maria Ferreira. Contribuição da psicopedagogia no tratamento de crianças que fazem hemodiálise. 2007. 36f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007.
Resumo: Este trabalho monográfico tem por objetivo, destacar alguns aspectos relevantes sobre o papel da contribuição da intervenção psicopedagógica em crianças portadoras de insuficiência renal e sua relação no desenvolvimento global. Sendo o lúdico alvo de estudos de pesquisadores, principalmente psicólogos e educadores, buscou-se concentrar neste trabalho informações capazes de esclarecer e constatar a importância do mesmo para a vida global da criança. São ressaltadas as reais possibilidades de se trabalhar com o lúdico como recurso na proposta terapêutica do trabalho psicopedágogico. Descrevo aqui alguns tipos de entretenimentos. Ao final, a guisa de conclusão, contatou-se que o recurso lúdico possui realmente grande significado para o desenvolvimento da criança e construção de conhecimento, além de ter o poder de despertar na criança o prazer de viver e de aprender.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41973
Aparece nas coleções:EPP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_tcc_emfmartins.pdf304,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.