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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41949
Tipo: | TCC |
Título: | Alfabetização e letramento: conceitos, contexto histórico e reflexões didáticas |
Autor(es): | Alves, Aparecida Bernardo |
Orientador: | Agrello, Marisa Pascarelli |
Palavras-chave: | Alfabetização;Aprendizagem;Processo de ensino aprendizagem |
Data do documento: | 2007 |
Citação: | ALVES, Aparecida Bernardo. Alfabetização e letramento: conceitos, contexto histórico e reflexões didáticas. 2007. 57f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007. |
Resumo: | O presente trabalho tem como título: Alfabetização e Letramento: conceitos, contexto histórico e reflexões didáticas. A justificativa consiste na necessidade de conhecer o processo de alfabetização, despertando para a importância do ato de letrar e destacando as problemáticas existentes. Assim, tem-se como objetivo principal investigar o conjunto de habilidades e competências que devem permear tal processo, para garantir que a didática aplicada na prática do alfabetizador possa torná-lo um mediador eficaz e consciente de seu papel formativo e construtor de mentes capazes de interpretar e interagir com seu meio social. Como objetivos específicos, pode-se destacar os seguintes: compreender as relações existentes entre os termos Alfabetização e Letramento; analisar o processo histórico no qual ambos estão inseridos e os instrumentos de caráter didático e metodológico presentes no processo de Alfabetização. Para que tais objetivos fossem alcançados, o trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisas bibliográficas e teve como aporte metodológico a aplicação da entrevista informal ou espontânea, quando então se pôde, a partir de tais instrumentos, saber-se que o Letramento não deve ser dissociado do processo de Alfabetização, pois além das habilidades de ler e escrever, é indispensável propiciar a capacidade de interpretar e refletir acerca do que se lê e escreve. Além disso, a Inteligência Emocional, bem como as múltiplas inteligências, devem ser princípios norteadores da prática e objetivo dos alfabetizadores, até porque, para aprender e ser autônomo, questões como por exemplo a auto-estima, defendidas pela Inteligência Emocional, se tornam essenciais. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41949 |
Aparece nas coleções: | EPP - Monografias |
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