Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41907
Title in Portuguese: A importância da afetividade na aprendizagem da criança no processo de separação dos pais pelo divórcio
Author: Silva, Lúcia Maria Oliveira da
Keywords: Desenvolvimento social
Teoria Psicogenética de Henri Wallon de Jean Piaget
Processo de ensino aprendizagem
Issue Date: 2005
Citation: SILVA, Lúcia Maria Oliveira da. A importância da afetividade na aprendizagem da criança no processo de separação dos pais pelo divórcio. 2005. 88f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.
Abstract in Portuguese: Afeto e cognição constituem aspectos inseparáveis no processo global do desenvolvimento humano. Pretende-se nesse estudo fazer uma abordagem numa visão interacionista do desenvolvimento infantil analisando o aspecto da afetividade, enfatizando sua importância no processo da aprendizagem. Para tanto, na primeira parte, refere-se aos postulados teóricos, a Teoria Psicogenética de Henri Wallon de Jean Piaget, e Lev Semenovich Vygotsky e Sigmund Freud, um estudo da dimensão cognitiva e afetiva do funcionamento psíquico humano e a influência destas sobre a aprendizagem. A segunda parte do presente estudo refere-se a um estudo teórico acerca da desestruturação familiar por conta do divórcio dos pais, refletindo na criança e repercutindo no processo da aprendizagem escolar. Outro ponto considerado relevante no estudo foi à questão dos altos índices estatísticos (em anexo) no processo de separação dos pais pelo divórcio, um dos problemas que afeta emocionalmente grande parte das crianças, e atinge emocionalmente todo o contexto familiar causando alterações no processo da aprendizagem. Quanto à análise conjuntiva dos autores percebe-se que as crianças que vivenciam o processo de separação dos pais acabam desenvolvendo baixo rendimento escolar, além de tristezas, solidão, medo, angustia que se faz presente através de problemas a nível tanto orgânico quanto psicológico. Outra sugestão significativa, diz respeito à relação que a criança estabelece com o novo parceiro de seus pais, visto que, no decorrer desta pesquisa foi possível constatar que a criança vê-se envolta a sentimentos como o ciúme, a ameaça e o medo de que os pais estejam menos disponíveis para elas. Foi abordado, a seguir, a contribuição da Psicopedagogia nesse processo, dando oportunidades de atendimento a criança que nesse período passa por certas dificuldades de aprendizagem, oriundos de situações emocionais sob esta ótica foi abordado que a afetividade influencia decisivamente no processo de aprendizagem. Esta pesquisa foi estruturada de forma a possibilitar uma soma de conhecimentos necessários para alcançar os objetivos preconizados.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41907
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:EPP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005_tcc_lmosilva.pdf963,06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.