Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41898
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A prática educacional do pedagogo em espaços formais e não-formais.
Autor(es): Ferreira, Eveline Andrade
Cavalcante, Maria Marina Dias
Carneiro, Isabel Magda Said Pierre
Palavras-chave: Pedagogia;Formação profissional;Pedagogo
Data do documento: 2006
Citação: FERREIRA, E.A. (2006)
Resumo: Discute a reformulação do Curso de Pedagogia a partir de análises acerca da constituição identitária do profissional pedagogo e de suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 52 alunos e 47 egressos do Curso de Pedagogia da UECE e com representantes de sete empresas que admitem pedagogos em seus quadros funcionais. Os resultados apontam novas possibilidades de atuação para o pedagogo, assim como dificuldades comuns à docência a ao trabalho na empresa capitalista. Conclui-se que o delineamento preciso do campo de atuação do pedagogo demanda um aprofundamento da discussão nas IES, considerando as experiências em ambientes escolares e não-escolares, assim como as determinações advindas de legislação específica.
Abstract: This work aims to discuss curriculum renovation in the Education course by analysing professional identity and their possibilities of getting a job. Therefore, semi-structured interviews were performed with 52 students, 47 professionals graduated at UECE and seven representatives of companies, which have education specialists in their staff. The results showed new possibilities of acting for professionals in education, as well as difficulties common to teaching and working in capitalist companies. One concluded that a precise evaluation of field, in which educationalists are working, needs profound discussion within the university, considering experiences in schools and in companies, as well as determinations from specific legislation.
Descrição: CAVALCANTE, M. M. D. ; FERREIRA, E. A. ; CARNEIRO, I. M. S. P. . A prática educacional do pedagogo em espaços formais e não-formais. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 87, p. 188-197, 2006.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41898
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CSOBRAL - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_artg_eaferreira.pdf169,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.