Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41856
Tipo: TCC
Título: Diagnóstico psicopedagógico em crianças do ensino fundamental
Autor(es): Jerônimo, Izabel Cristina
Orientador: Agrello, Marisa Pascarelli
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem;Processo ensino-aprendizagem;Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB
Data do documento: 2005
Citação: JERÔNIMO, Izabel Cristina. Diagnóstico psicopedagógico em crianças do ensino fundamental. 2005. 73f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.
Resumo: A pesquisa foi feita fundamentada em várias obras de autores reconhecidamente renomados. Este trabalho intitulado “Diagnóstico Psicopedagógico em Crianças do Ensino Fundamental”, segue o ensinamento contextualizado desses autores sobre educação. Faz-se primeiramente uma análise crítica desde a primeira forma de educação, oferecida pelos jesuítas, passando pelas Leis de Diretrizes e Bases até os Parâmetros Curriculares Nacionais. Coloca-se em evidência o papel da Psicopedagogia Clínica, Institucional e Preventiva como conhecimento emergente para atender o chamamento na busca de solucionar ou amenizar a situação periclitante porque passa a educação brasileira, onde vive um alastramento de fracasso escolar. Evidencia-se, como ferramenta básica de atuação do psicopedagogo, o diagnóstico – análise, avaliação e tratamento. Alguns autores se clarificaram pela relevância de seus ensinamentos o que se justifica o emprego da Epistemologia Convergente, dando a mesma consistência e confiabilidade, com todas suas etapas processuais até a devolutiva. Chama-se a atenção desta última etapa com especial execução, vista esta ser a linha de ligação de confiança entre o psicopedagogo, os pais ou responsáveis e a criança. Afirma-se a importância da entidade formadora de opinião e de onde a criança recebe a primeira educação: a família, sendo esta parceira indispensável na tarefa de bem educar a criança.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41856
Aparece nas coleções:EPP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_tcc_icjeronimo.pdf807,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.