Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41831
Title in Portuguese: Participação dos contextos de desenvolvimento na aprendizagem
Author: Pinto, Cintya Rachel Brito
Advisor(s): Ferreira, Gláucia Maria de Menezes
Keywords: Avaliação da aprendizagem
Processo ensino-aprendizagem
Desenvolvimento
Issue Date: 2005
Citation: PINTO, Cintya Rachel Brito. Participação dos contextos de desenvolvimento na aprendizagem. 2005. 56f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.
Abstract in Portuguese: Essa monografia discute a relação que os diversos contextos de desenvolvimento, cognitivo, afetivo e social, têm com a aprendizagem. O trabalho apresenta a importância da parceria família-escola no processo de aprendizado do educando. Retrata, também, que a família, como primeiro contexto de educação, recebe total credibilidade, moldando novas possibilidades nos caminhos da integração humana tanto nos processos de ensino quanto nos de relacionamento, representando, assim, a instituição que detém melhores condições para orientar. E, finalmente, propõe uma reflexão sobre as dificuldades de aprendizagem e seu condicionamento às relações que se desenvolvem no seio familiar. Aborda aspectos importantes como o modelo sistêmico de se entender as dificuldades de aprendizagem, a importância da estrutura familiar, o relacionamento entre pais e filhos, as habilidades e competências sociais. Ressalta ainda as considerações de Vygotsky, Piaget, Maldonado e muitos outros estudiosos, permitindo ampliar a compreensão sobre a aprendizagem e particularmente, sobre os contextos de desenvolvimento.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41831
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:EPP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005_tcc_crbpinto.pdf386,5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.