Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41761
Title in Portuguese: Educação do campo: um processo político e pedagógico em construção
Author: Holanda, Tony
Keywords: História
História-Religião
Catequese
Issue Date: 2006
Publisher: Edições UFC
Citation: HOLANDA, Tony. Educação do campo: um processo político e pedagógico em construção. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 26-38.
Abstract in Portuguese: Ao longo da história brasileira a educação não foi entendida como prioridade pelo Estado. Nesse campo de atuação, sua inserção foi bastante omissa quanto à oferta de educação, principalmente nos períodos anteriores à década de 1930. No período colonial, o Estado (Coroa Portuguesa) não se ocupou com a educação da população. Devido a essa lacuna, a educação ficou a cargo dos padres Jesuítas que atuavam, prioritariamente, com finalidades catequéticas e de aculturamento do nativo (índio). Conforme afirma CARVALHO (2001), “ao longo do domínio português se observou uma maioria da população constituída de analfabetos, uma sociedade escravocrata e uma economia monocultora e latifundiária”. Esses fatores observados pelo autor produziram conseqüências bastante danosas ao desenvolvimento social brasileiro, que ainda hoje convive com o dilema do analfabetismo e da baixa escolaridade de grande contingente da população. No império, a situação continuou praticamente a mesma. Com a ausência dos Jesuítas que haviam sido expulsos1 do país, já no final do século XVIII, e sem o direcionamento do Estado quanto à oferta de oportunidades educacionais, o acesso à educação elementar praticamente não existia. Quando ocorria, se realizava, principalmente, através de preceptores, ou seja, da contratação de um professor, por parte de famílias abastadas, para ministrar aulas na própria casa do aluno2. Esse fato explicita a omissão estatal quanto à oferta de educação como base para o desenvolvimento social do país.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41761
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISBN: 85 7282 202 X
Appears in Collections:PPGH - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006_art_tholanda.pdf44,19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.