Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41750
Tipo: Artigo de Evento
Título: Trajetórias formativas do pessoal do Ceará: coletividade e individualidade
Autor(es): Rogério, Pedro
Palavras-chave: Tropicália;Novos Baianos - Clube da Esquina
Data do documento: 2006
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: ROGÉRIO, Pedro. Trajetórias formativas do pessoal do Ceará: coletividade e individualidade. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 226-238.
Resumo: Como entender uma coletividade que cultiva a individualidade, ou um individualismo que se alimenta do espírito coletivo? É obvio que posturas individualistas ou que defendem o pensamento e a ação coletiva nunca estão totalmente separadas, porém, em certos momentos da história uma se sobressai em relação à outra. É possível observarmos nas trajetórias dos integrantes de um grupo de artistas e intelectuais que ficou conhecido nos anos 1970 como Pessosal do Ceará o emergir das duas posturas verificando a transição de uma fase em que se convergem para uma coletividade para em seguida ganhar contornos mais distintos, individuais em um relativo curto período de tempo com relação a esses integrantes. Essa ambivalência é também possível perceber em outros grupos e movimentos contemporâneos do Pessoal do Ceará, como a Tropicália, os Novos Baianos e mesmo o Clube da Esquina. Contudo, a individualidade aflorada no Pessoal do Ceará é percebida com maior intensidade pelos críticos de arte, pelos próprios artistas do grupo e em seguida pelos artistas das gerações seguintes. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41750
ISBN: 85 7282 202 X
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_eve_progerio.pdf45,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.