Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41689
Tipo: Artigo de Evento
Título: Construindo nos arquivos o conhecimento de história da educação
Autor(es): Nunes, Antonietta D´Aguiar
Palavras-chave: História da Educação;Processo de Ensino-Aprendizagem;História do Ceará
Data do documento: 2006
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: NUNES, Antonietta D´Aguiar. Construindo nos arquivos o conhecimento de história da educação. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 11-21.
Resumo: A História da Educação é um ramo da História que muito tem se desenvolvido nos últimos 40 anos, sobretudo por interesse dos educadores que se formaram nos programas de Pós graduação em vários pontos do país. Os historiadores originalmente não costumavam tomar a educação como um objeto específico de estudo, como se pode constatar em obras que coletivamente davam conta dos avanços em História: as mais antigas sobre metodologia da pesquisa histórica como Bauer – Introduccion al estúdio de la Historia (1957), Samaran (dir) – L´Histoire et ses méthodes (1967), ou Rodrigues – Teoria da História do Brasil (1978), e mesmo as mais recentes, que ampliavam o campo de estudo da História, como Le Goff e Pierre Nora – Novos objetos da História (1976); Ciro F. Cardoso e Ronaldo Vainfas – Domínios da História (1997). Todas elas, aos mencionarem os vários ramos da História “esqueceram” da História da Educação. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41689
ISBN: 85 7282 202 X
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_eve_adanunes.pdf39,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.